Estado abre inscrições para residência técnica em gestão de ambientes de Inovação

30/11/2021
Estão abertas até 2 de janeiro de 2022 as inscrições para o novo programa de Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação do Governo do Estado. Somando 20 vagas para a Capital e cidades do interior, a iniciativa contempla um Curso de Especialização na modalidade de educação a distância, EAD, pela Unicentro.

Podem concorrer profissionais graduados em oito áreas distintas. São elas: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharia Agrícola e Engenharia de Produção. A conclusão do curso de graduação deve ter ocorrido no máximo há três anos, em instituição reconhecida pelo MEC.

Os candidatos aprovados vão desenvolver atividades práticas em instituições vinculadas ao Poder Executivo estadual, pelo período de dois anos. Além da gratuidade no curso de especialização, os residentes técnicos recebem bolsas-auxílio, no valor de mil e 900 reais por mês, mais auxílio-transporte.

Esse novo programa é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Fazenda e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O objetivo é formar gestores para atuar no ecossistema de inovação paranaense, do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos, Separtec.

Para a coordenadora administrativa do programa na Unicentro, professora Sandra Mara de Andrade, essa residência técnica vai fortalecer a interação entre universidades, empresas inovadoras, governo e demais atores do ecossistema.// SONORA SANDRA MARA DE ANDRADE.//

O coordenador do Separtec, José Maurino de Oliveira, sinaliza o desafio para que os parques tecnológicos alcancem grau elevado de maturidade com gestão por competências.// SONORA JOSÉ MAURINO DE OLIVEIRA.//

Atualmente, o Paraná conta com 18 parques tecnológicos credenciados, oito deles em pleno funcionamento, cinco em processo de implantação e cinco em fase de planejamento.

Mais informações sobre o número de vagas, instituições ofertantes, sobre os cursos de especialização e como vai ser feita a seleção dos candidatos, acesse o site aen.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Felippe Salles)