Evento debate acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência

11/11/2021
O Governo do Paraná promove, nos dias 23 e 24 desse mês, um simpósio online com o objetivo de proporcionar espaço para reflexão e debate sobre políticas de promoção dos direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e de mulheres vítimas de violência doméstica. Esse evento celebra os 15 anos do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude, e os oito anos do Núcleo Maria da Penha. Ambos os programas são desenvolvidos pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná, em parceria com as sete universidades estaduais do Paraná. Segundo o coordenador da UGF, Luiz Cézar Kawano, o intuito é articular um diálogo para ampliar e fortalecer a rede estadual de proteção aos públicos envolvidos.// SONORA LUIZ CÉZAR.// A expectativa é reunir participantes interessados nos temas dos Direitos Humanos, Justiça e Família, incluindo pesquisadores, professores do ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores públicos, sociedade civil e profissionais liberais. Também é possível, além de assistir às palestras, submeter trabalhos interdisciplinares em formatos de resumo simples, resumo expandido e artigo. As produções devem envolver temas relacionados a estudos ou atuação com crianças e adolescentes ou mulheres vítimas de violência, que propiciem a defesa dos direitos desses públicos. O prazo para o envio dos trabalhos encerra no dia 15 de novembro. Já as apresentações em vídeo dos trabalhos aprovados devem ser enviadas até o dia 21. O simpósio será transmitido, em tempo real, pelo canal da Universidade Virtual do Paraná no Youtube. A programação completa e outros detalhes estão disponíveis em www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Wyllian Soppa)