Hospital dos Campos Gerais vai ampliar atendimento com inauguração de nova ala

22/02/2021
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, ganhou uma nova ala, que deve futuramente abrigar a maternidade. O governador Carlos Massa Ratinho participou nesta segunda-feira da cerimônia de entrega oficial do local, que tem uma área de mil e 300 metros quadrados e recebeu investimento de 4 milhões de reais, via emenda do orçamento da União. De acordo com o governador Ratinho Junior, é o trabalho em conjunto com a bancada de deputados federais que permitiu esse fortalecimento do HU de Ponta Grossa.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Mesmo projetado para receber a maternidade, em 5 de janeiro o novo prédio passou a ser preparado para uso de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva geral. A estratégia serviu para que o prédio principal do hospital fosse utilizado exclusivamente à Covid-19. Com isso, a ala de atendimento a pacientes infectados com coronavírus passou a contar com 114 leitos, dos quais quatro de emergência, 46 de UTI e 64 de enfermaria. Ratinho Junior disse que há um processo contínuo de fortalecimento, com mais leitos à disposição da população neste combate à Covid-19.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Dentro da mesma estratégia, a ala de maternidade e de atendimento infantil da unidade foi transferida em julho para o antigo Hospital da Criança, hoje Hospital Universitário Materno Infantil, também gerido temporariamente pela UEPG. O local concentra o atendimento obstetrício, clínicas pediátricas, UTI neonatal e pediátrica, cirurgias, pronto atendimento infantil e também é referência para o atendimento de crianças com Covid-19. O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, reforçou que o hospital continua crescendo e ampliando a estrutura física.// SONORA MIGUEL SANCHES NETO.// O complexo médico vai reforçar a estrutura da 3ª Regional de Saúde, uma área com população estimada de 650 mil moradores. Público que chega a 1 milhão de pessoas pelo fato de o hospital servir de base também para regiões próximas. O governador Ratinho Junior destacou que a Secretaria de Estado da Saúde já está debruçada no planejamento para uma nova melhoria no complexo universitário de Ponta Grossa. A intenção, como informou, é criar um centro de especialidades no HU, desafogando o atendimento. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o atendimento será ainda mais equilibrado e especializado.// SONORA BETO PRETO.// O projeto de ampliação do centro médico começou em 2017. O anexo tem dois pavimentos em concreto armado, com 20 leitos distribuídos em 10 quartos modernos, sala para atendimento de emergência, para exames e consultórios obstétricos. Além desse novo espaço, o HU continua a atender as gestantes nos leitos já existentes, centro obstétrico e pronto atendimento especializado integrado ao programa Rede Mãe Paranaense. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, disse que essa construção é resultado de muito planejamento.// SONORA ELIZABETH SCHMIDT.// Além da edificação principal, está prevista uma ampliação de 481 metros quadrados de área para estacionamento. Toda a calçada de acesso ao HU será refeita para eliminar irregularidades, incluir novas rampas no meio-fio e para a colocação de piso podotátil, para acessibilidade. Também está sendo construído um pronto atendimento exclusivo para gestantes. (Repórter: Wyllian Soppa)