Novas ações vão estimular internacionalização das universidades estaduais

09/04/2021
A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e os Escritórios de Relações Internacionais das Universidades Estaduais se reuniram nesta quinta-feira para definir novas ações estratégicas para estimular a internacionalização. Durante a reunião os coordenadores dos escritórios aprovaram a nova política de internacionalização da Superintendência. A proposta tem como foco principal o desenvolvimento regional e socioeconômico, a qualidade do ensino, pesquisa e extensão e a evolução de estudantes, professores e agentes universitários. A proposta pretende incluir disciplinas em línguas estrangeiras nos currículos de cursos de graduação e pós-graduação e implantar ferramentas inovadoras de gestão. Também ficou estabelecido que será criado um Comitê de Gestão da Internacionalização, composto por representantes dos Escritórios de Relações Internacionais e professores das áreas de Letras e Linguística. Desde outubro de 2019 a Universidade Estadual de Maringá integra o Laboratório de Internacionalização do Conselho Americano de Educação. A Superintendência vai elaborar uma plataforma de informação com todos os memorandos de entendimento e ações internacionais firmados pelas universidades estaduais e pelo Governo do Estado. O objetivo é viabilizar, em tempo real, um resumo dos diferentes projetos internacionais que são desenvolvidos no Paraná. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Rudi Bagatini)