Paraná alinha parceria com a República Dominicana em várias áreas

19/02/2021
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado, Aldo Nelson Bona, recebeu nesta quinta-feira o ministro conselheiro da Embaixada da República Dominicana no Brasil, Marino Castillo Lacay. O encontro teve como objetivo alinhar os detalhes para a elaboração de um Memorando de Entendimentos que será firmado com o Ministério da Educação Superior, Ciência e Tecnologia do país caribenho. Entre vários aspectos, essa parceria vai permitir o compartilhamento da produção científica e tecnológica entre o Brasil e a República Dominicana, a partir da identificação de demandas dos dois países que possam ser supridas por meio de uma cooperação técnica internacional, beneficiando estudantes e professores das sete universidades estaduais do Paraná. Desde o ano passado, as articulações institucionais com o Governo da República Dominicana contemplam a área de negócios, para além do campo acadêmico. Nessa reunião foram combinados os primeiros passos para a execução do que já vem sendo discutido ao longo dos últimos meses. O secretário Aldo Bona falou sobre o interesse do Paraná no setor turístico. //SONORA ALDO BONA//. O Memorando de Entendimentos prevê a cooperação no desenvolvimento e execução de projetos, programas, pesquisas e intercâmbios em áreas de interesse comum ao Brasil e à República Dominicana. Para isso, serão articuladas reuniões de trabalho e mecanismos para a troca de informações entre os dois países. O Paraná pretende prospectar atividades nas cinco novas áreas definidas em 2020 pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, Agricultura e Agronegócio; Biotecnologia e Saúde; Energias Sustentáveis; Cidades Inteligentes e Sociedade; Educação; e Economia. Já a República Dominicana tem interesse nos segmentos de logística de portos; sistemas inteligentes; integração produtiva de agronegócios; e micro e pequenos empreendimentos. Para o ministro conselheiro Marino, as universidades paranaenses estão entre as grandes representações acadêmicas brasileiras. //SONORA CONSELHEIRO MARINO// O Memorando de Entendimentos será assinado em breve pela nova embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge, designada e empossada recentemente no cargo. Luis Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador da Divisão de Relações Internacionais da superintendência, destacou a importância da internacionalização contínua das universidades.//SONORA LUIS PAULO GOMES//. A partir dessa nova parceria será possível, por exemplo, as universidades ampliarem os programas de dupla diplomação e de mobilidade internacional, incluindo equivalência e validação de títulos e diplomas de graduação e pós-graduação, tanto para alunos quanto para professores de ambos os países. Atualmente, as universidades estaduais do Paraná dispõem de 440 acordos de cooperação, firmados com outras instituições de ensino de diferentes países, em todos os continentes do globo. O país está localizado no Caribe, região do continente americano formada por estados insulares – países independentes, cujos territórios são compostos por um grupo de ilhas. A República Dominicana é considerada uma das principais economias da América Latina, estimulada por um avançado sistema de telecomunicações e por uma das melhores infraestruturas de transporte em todo o continente. (Repórter Rudi Bagatini).