Paraná amplia ações de ciência e inovação para o desenvolvimento regional e sustentável

03/11/2021
A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SETI, promoveu nessa quinta-feira, um painel sobre o papel das agências de inovação das universidades estaduais do Paraná. Entre vários assuntos, a programação abordou as interações e articulações entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo. Realizado de forma remota, o encontro reuniu gestores dos NITs, os Núcleos de Inovação Tecnológica das sete instituições estaduais de ensino superior, além de professores, pesquisadores, estudantes e empreendedores de projetos inovadores e de base tecnológica, nascentes ou que estejam em operação. A coordenadora do NIT da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar, professora Roselis Natalina Mazzuchetti, destacou a importância de estimular a cultura empreendedora nas diversas áreas do conhecimento. //SONORA ROSELIS NATALINA MAZZUCHETTI// Atualmente, a Unespar tem um produto em fase de registro de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Se trata de um biofilme de amido hidrofóbico, desenvolvido para aumentar o tempo de conservação de frutas. Seguindo a mesma linha, a Agência de Inovação Tecnológica da UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná, planeja implantar, no próximo ano, uma incubadora de empresas e um programa de empreendedorismo acadêmico. A ideia é incentivar estudantes de graduação e pós-graduação a desenvolverem projetos de inovação e pesquisa voltados à cooperação. Entre patentes registradas pela UENP, o diretor da Agência, professor André Luis Andrade Menolli, comentou sobre um projeto de controle biológico da ferrugem asiática da soja e um alimentador de pets automatizado. Ele ressaltou que em relação à política de propriedade intelectual, uma nova minuta já está em fase de discussão interna e será enviada aos órgãos superiores da instituição, tão logo seja aprovada a política de inovação institucional. //SONORA ANDRÉ LUIS ANDRADE MENOLLI// A Universidade Estadual de Maringá, UEM, soma dezenas de depósitos de patentes em regime de cotitularidade. Ao longo de duas décadas, foram quase 200 pedidos, sendo 30% com parceiros como a Petrobras e a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Segundo o coordenador do NIT, professor Ivair Aparecido dos Santos, a instituição pretende aprovar uma atualização do normativo. //SONORA IVAIR APARECIDO DOS SANTOS// A assessora da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Erika Juliana Dmitruk, defendeu o conceito de ciência aberta, que propõe um modelo de prática científica com foco na disponibilização de informações em rede. //SONORA ERIKA JULIANA DMITRUK// O evento está disponível na íntegra, no canal da Universidade Virtual do Paraná, no YouTube. Esse painel integrou a série de eventos online do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, denominado neste ano de Paraná Faz Ciência, no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2021, a iniciativa contou com o apoio da UEM e da Universidade Virtual do Paraná, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Flávio Rehme)