Pesquisador da Unioeste ganha prêmio da Capes de tese de doutorado

09/09/2021
Adriano Renzi, pesquisador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ganhou o prêmio Capes de tese de doutorado na categoria Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Inédita para a Unioeste, a premiação é uma iniciativa da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação. O estudo foi desenvolvido no doutorado de Adriano no PGDRA, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, e apresenta um novo indicador de desenvolvimento econômico. Esse indicador é associado a aspectos da ruralidade e da governança municipal. São eles: o Índice de Desenvolvimento Econômico da Ruralidade, o IDER, e o Índice de Desenvolvimento Econômico Local, o IDEL. Renzi explicou que os índices tradicionais são importantes e ainda considerados para elaborar políticas públicas, no entanto, não captam algumas dimensões e aspectos relevantes e presentes na concepção de desenvolvimento econômico, tais como os aspectos relacionados à ruralidade e à governança, em parte, representadas nas dimensões ambientais, sociais e demográficas. A tese também buscou identificar as variáveis presentes e representativas dessas dimensões que podem explicar as mudanças nas características dos municípios brasileiros. Para o orientador do trabalho, professor Carlos Piacenti a premiação coloca a Unioeste e o PGDRA no nível dos melhores programas de pós-graduação e das melhores universidades do país. Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, de acordo com os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Wyllian Soppa)