Alunos da área de saúde reforçam combate ao novo coronavírus no HU/UEL 18/09/2020 - 14:03

Neste período de pandemia, o total de 22 alunos do 5° e 6° anos dos cursos de Medicina e do último ano do curso de Enfermagem, da UEL e instituições de Londrina, atuam no Hospital Universitário (HU/UEL), reforçando o enfrentamento ao novo coronavírus. Embora temporário, esse reforço vem do programa “O Brasil Conta Comigo”.

O programa, coordenado pelo Ministérios da Educação (MEC) e Ministério da Saúde, tem o objetivo de fortalecer o enfrentamento ao COVID-19. Desde junho deste ano, foram recrutados alunos oriundos da Pontifícia Universidade Católica (PUC/Londrina), Pitágoras, Unifil e Unopar.

Os estudantes atuam em vários setores do HU/UEL e Hospital de Retaguarda (HR). Eles auxiliam em ações e atividades diárias, que fortalecem e consolidam a melhoria da qualidade da assistência aos casos suspeitos e confirmados de COVID-19, além da organização de atividades educativas, administrativas e gerenciais.

Os estudantes têm direito a bonificações que incluem o recebimento de bolsa no valor de um salário mínimo para estágio supervisionado de 40 horas e certificado de participação. Por outro lado, sem dúvida, a atuação dos futuros profissionais de saúde reforça o papel do HU/UEL como hospital escola, 100% SUS, referência no atendimento ao paciente suspeito ou confirmado pela infecção do novo coronavírus.

A enfermeira Ana Fonseca, chefe da Enfermagem do Hospital de Retaguarda (HR) e coordenadora geral da parte administrativa, ressalta que a experiência só enriquece o aprendizado dos futuros profissionais. “O aprendizado que esse aluno está tendo será muito importante para quando finalizar o curso porque ele vai atuar trabalhando em outros locais que vão atender paciente com COVID-19″.

Ainda de acordo com a enfermeira, a experiência adquirida no Hospital de Retaguarda COVID-19 do HU/UEL, por meio do Programa Brasil Fala Comigo, possibilita a prática de protocolos essenciais, como a paramentação correta e demais equipamentos necessários para atendimento ao paciente. “É um aprendizado para o resto da vida”, explica.

Cadastro – Podem se cadastrar alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, que estejam no último ano. Para participar o aluno pode acessar AQUI. Em seguida, preencher a “Ficha do Aluno”.  Ao ser convocado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deve se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado.