Capes aprova novos cursos de pós-graduação para universidades estaduais do Paraná 29/11/2019 - 17:51

Duas universidades estaduais do Paraná conquistaram três novos cursos de pós-graduação strictu sensu no âmbito acadêmico: os cursos de Doutorado em Educação e Doutorado em Química Aplicada, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e o curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Os cursos da Unicentro foram aprovados com nota de avaliação 4, indicando conceito “Bom” da Capes.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Nelson Bona, destaca a possibilidade de aperfeiçoamento dos estudos dos profissionais da área e o avanço  de pesquisas voltadas ao atendimento de demandas locais e regionais. “A ampliação na oferta de cursos evidencia o nível de maturidade das universidades estaduais paranaenses, atraindo pessoas de todo o País e contribuindo para a inovação e desenvolvimento da sociedade”, afirma.

“Aprovar programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado requer que as instituições de ensino superior apresentem condições de recursos humanos e produtivos bem avaliados pelas instâncias superiores da Educação, além da necessidade de estruturas físicas para tal”, explica o superintendente Aldo.

A criação do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Uenp envolveu vários atores da comunidade universitária, com participação ativa de setores essenciais, como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho, onde o curso será ofertado.

Segundo a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, a aprovação desse Mestrado tem alto valor para o Norte Pioneiro Paranaense, em especial para a cidade de Jacarezinho. “Há um compromisso e uma responsabilidade da Universidade com a formação de profissionais, assim como com o investimento na verticalização do ensino, a fim de proporcionar continuidade no aprendizado dos estudantes e profissionais das Ciências da Saúde”, salienta a professora, elencando algumas graduações disponíveis naquele Campus, a exemplo dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.

Juntas, Unicentro e Uenp passam a contar com 23 mestrados e nove doutorados. Os cursos estão distribuídos nas grandes áreas do conhecimento da Capes, tais como Ciências Sociais, Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas.

PPGE – O Programa de Pós-graduação em Educação da Unicentro abrange aspectos históricos, políticos e culturais da educação brasileira. Os cursos discutem a produção da diversidade social relacionada com a problemática das desigualdades e da intervenção do Estado no processo de implementação de políticas públicas. O PPGE contempla duas linhas de pesquisa: “Políticas Educacionais, História e Organização da Educação” e “Educação, Cultura e Diversidade”.

PPGQ – O Programa de Pós-graduação em Química da Unicentro busca oferecer formação ampla e versátil, capacitando profissionais para atuar em segmentos acadêmicos e industriais, a partir de uma sólida formação científica. O PPGQ aborda duas linhas de pesquisa: “Materiais, Interfaces e Aplicações” e “Metodologias Analíticas e Aplicações”.

PPGCMH – O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Uenp será ofertado pelo Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho. O objetivo é formar profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino, desenvolvimento científico e tecnológico, no âmbito dos estudos biocomportamentais do movimento humano.