Com dez contemplados, Governo entrega o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia no dia 28 22/10/2021 - 10:15

Ouça o áudio desta notícia 

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), entrega na próxima quinta-feira (28), no Palácio Iguaçu, às 16h30, o 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.

Serão anunciados os 10 premiados nas categorias pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalista, nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas. A cada ano duas áreas do conhecimento são contempladas, em sistema de rodízio.

Além de certificados, os premiados também receberão quantia em dinheiro, que varia de R$ 11 mil a R$ 34 mil, com base na categoria inscrita.

“É importante reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras, que contribuem para a transformação positiva do Estado. O Paraná tem o segundo maior sistema estadual de ensino superior do País, atrás apenas de São Paulo”, afirma o superintendente da Seti, Aldo Bona, destacando a qualidade dos pesquisadores paranaenses.

O julgamento dos trabalhos foi feito por uma comissão de especialistas, composta por profissionais e pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisa de diferentes estados (exceto o Paraná), que são referência em suas áreas de atuação.

O coordenador de Ciência e Tecnologia, Marcos Pelegrina, ressalta que 120 profissionais foram premiados desde 1986, ano de criação do certame. “Já são 35 anos de valorização dos pesquisadores e dos profissionais paranaenses que se dedicam à ciência, tecnologia e inovação”, afirma.

35 ANOS – As áreas previstas para a próxima edição do prêmio são Ciências Exatas e da Terra, e Ciências da Saúde. O edital será lançado até o mês de dezembro deste ano.