Espaço Ciência da Unioeste inaugura duas novas construções 10/09/2019 - 13:12

Na próxima quinta-feira (12), às 10h, será inaugurado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, duas construções localizadas no Espaço Ciência: O Diagrama da Evolução dos Principais Grupos de Vertebrados e o Marco Geodésico.

Vilmar Malacarne é o professor responsável pelo Espaço Ciência. Ele explica que o Diagrama se trata de uma estrutura de 6 metros que tem como objetivo principal desmistificar e ajudar as crianças a compreenderem como se deu os processos de evolução das espécies pelo olhar da ciência. “Com esse espaço nós tentamos desmistificar também a famosa frase que sempre se ouve de que o homem é descendente do macaco”.

Além disso, será inaugurado um Marco Geodésico que é um ponto fixado no solo em que está gravado um código que remete a latitude, longitude e altitude do local. São úteis como pontos de referência em atividades de Engenharia, Geografia, Topografia e Agrimensura, entre outras.

O professor conta que o Espaço Ciência é voltado principalmente para crianças. “O Brasil possui um déficit gigantesco quando se fala em produção de ciência. Nas avaliações internacionais nós estamos quase sempre nos últimos lugares. Então a ideia é atrair as crianças pra que elas venham, achem aquilo interessante, gostem e produzam ciência”.

O Espaço Ciência foi pensado para ser auto explicável. Dessa forma, não é necessário agendar visitas. Além das duas novas construções, o Espaço conta também com um Relógio de Sol, Sistema Solar em Escala e uma Cápsula do Tempo.