HUOP inicia campanha de vacinação contra sarampo 20/08/2019 - 09:27

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) começa nesta terça-feira, dia 20, Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com objetivo de imunizar todos os servidores que atuam no complexo hospitalar. A dose será aplicada por uma equipe de profissionais da saúde, que vão trabalhar no setor de Medicina Ocupacional (anexo ao setor de Recursos Humanos). O reforço contra o tétano também será administrado. A administração das doses terá os seguintes horários, terça, quarta e quinta. das 9 às 12 horas, das 13 às 17 horas e das 19 às 22 horas. Na sexta-feira, porém, a vacinação será no período da manhã e tarde.

A campanha, de caráter nacional, será dirigida a todos servidores do HUOP, sem exceção, como os concursados do Hospital e Sessa, cargos comissionados, estagiários remunerados, contratados via teste seletivo e terceirizados. Tanto os médicos docentes, como também terceirizados e residentes são convocados para fazer a vacina.

O setor de Medicina Ocupacional informa que quem já teve sarampo não precisará receber a vacina. Só receberá vacina quem nunca tomou ou aqueles que tomaram apenas uma dose registrada na careteira de vacinação.

As pessoas precisam apresentar carteirinha de vacina e os que não tiverem o documento de vacinação devem procurar orientação no setor Medicina Ocupacional, porque há motivos diferentes para não ter o documento.

O Ministério da Saúde recomenda que trabalhadores de saúde expostos ao vírus estejam vacinados e busquem cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde.

O sarampo é uma doença respiratória grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os primeiros sinais da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.