Hospital universitário da UEM recebe tomógrafo computadorizado 20/12/2019 - 17:39

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte central paranaense, conta agora com um tomógrafo computadorizado, que vai garantir a melhoria na qualidade de exames e agilidade no atendimento à população. A cerimônia de entrega do novo equipamento ocorreu nesta sexta-feira (20), no setor de Imagenologia do HU.

Segundo o professor Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM, a conquista vai contribuir para a qualificação dos serviços prestados e proporcionar excelência no aprendizado dos estudantes de Medicina e de outras áreas da Saúde. "A melhoria na qualificação dos serviços foi um dos avanços do primeiro ano desta gestão", pontuou o professor, citando outras iniciativas, como "a pavimentação asfáltica de acesso à Imagenologia e outros setores, a abertura de novas áreas de estacionamento e a conclusão de 108 novos leitos".

"Estamos fazendo um esforço para melhorarmos a política de planejamento da instituição, em sintonia com as comunidades local e regional", disse o vice-reitor, mencionando a criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PLD) e a posse do Conselho de Integração Universidade-Comunidade.

A compra do tomógrafo computadorizado representa grande avanço no diagnóstico por imagem, devido à tecnologia superior do equipamento, com 80 canais. A quantidade de canais do aparelho aumenta o processamento e a fidelidade das imagens, reduzindo o tempo de espera dos exames.

Na ocasião, estavam presentes representantes da Reitoria da UEM, do corpo técnico e da direção do HU, do Conselho Municipal de Saúde, do Consórcio Público Intermunicipal do Setentrião Paranaense (Cisamusep) e da política regional.

HU - O HU teve seu marco inicial no final da década de 80. Tornou-se o maior hospital público porta aberta do Norte do Paraná, mantendo 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é referência em urgência e emergência, com atendimento do trauma e da alta complexidade para o implante coclear, cirurgia bariátrica e gestação de alto risco.

Durante o evento de entrega do tomógrafo computadorizado, a superintendente do HU, Elisabete Kobayashi, ressaltou que a unidade hospitalar está fechando o ano de 2019 com mais de 61 mil atendimentos e disse que o novo equipamento vai proporcionar mais segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.

O secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, reconheceu os avanços do HU e a importância de fortalecer e ampliar parcerias junto aos poderes Executivo e Legislativo, em âmbito municipal, estadual e federal, principalmente para a obtenção da habilitação de hospital de alta complexidade.

CONVÊNIO - Com negociações iniciadas em março do ano passado junto ao Governo Federal, a assinatura do convênio entre a UEM e o Ministério da Saúde ocorreu em novembro de 2018, com previsão de aporte financeiro no valor de R$ 2,1 milhões para aquisição do tomógrafo. Em agosto deste ano, depois da licitação e liberação dos recursos, o HU adquiriu o equipamento, um tomógrafo computadorizado helicoidal 80 canais, da marca Cânon, modelo Aquilion Lightning 80.

O aparelho foi entregue no final de novembro deste ano e passou pelo processo de instalação e testes. Os profissionais da equipe técnica e médica do setor de imagem do HU receberam treinamento e capacitação para operar o equipamento.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - Método de diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador, a partir da emissão de feixes de raio X, por meio de um tubo que gira em torno do paciente de forma contínua. O exame não é invasivo, ou seja, não provoca dor, e possibilita a análise em qualquer parte do corpo, como abdômen, tórax, crânio e ossos. As imagens geradas nesse equipamento têm muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional e permitem reconstruções em diferentes planos, além de imagens milimétricas do corpo humano.

A tomografia serve para diagnosticar inúmeras doenças e pequenas alterações em várias partes do corpo humano. Ela pode avaliar traumas cranianos ou, por causa dos resultados rápidos, ajudar a encontrar acidentes vasculares cerebrais. O procedimento também detecta tumores e processos infecciosos de diferentes órgãos e sinais importantes de alerta, como hemorragias, aneurismas, perfuração de alças intestinais e até infartos também são detectados com o exame.