Huop orienta gestantes a não buscarem atendimento presencial 27/03/2020 - 07:03

Devido à pandemia da Covid-19, doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) tem orientado as gestantes a não buscarem atendimento presencial na unidade hospitalar.

“O risco de procurar atendimento na unidade é maior, portanto, é necessário evitar a circulação de pessoas neste momento, e buscar o hospital, quando extremamente necessário”, explica a coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico do Huop, Nagmara Engel.

Para atendimento da urgência e emergência, assim como trabalho de parto, as gestantes devem passar por triagem prevista no Plano de Contingência do Huop. Se constatado sintomas gripais, a paciente é tratada como suspeita, com as devidas orientações repassadas às equipes. A medida também é válida para os demais pacientes, que forem encaminhados para atendimento no Pronto Socorro.

“Todos os pacientes devem ser triados, e caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, o paciente será encaminhado para o pronto socorro e atendido pela especialidade correspondente. Do contrário, o paciente será direcionado à internação para tratamento na Ala Covid-19, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica”, afirma a coordenadora do Pronto Socorro, Mirelle Antunes.

Para os demais atendimentos de gestantes, como consultas e outros assuntos relacionados ao pré-natal, a paciente deve acionar a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, por meio do telefone de número (45) 3096 9191, para receber as orientações. “O Huop atende apenas obstetrícia em casos de urgência e emergência, que incluem principalmente trabalho de parto,”, enfatiza Nagmara.

Pessoas que não precisam de atendimento emergencial, mas que apresentam sintomas gripais ou buscam informações sobre a doença, podem telefonar no Call Center de Cascavel, no número (45) 3096 9090. “Gestantes com sintomas gripais também não devem buscar o complexo hospitalar, mas as orientações via telefone”, conclui a coordenadora de Enfermagem.