Numape da Unioeste promove campanha pelo fim da violência contra mulheres 19/11/2019 - 09:29

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual que ocorre em cerca de 160 países desde 1991, por meio da iniciativa da União das Nações Unidas (ONU), que define como objetivo dessa mobilização: “sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo”.

Para cumprir esse objetivo, diversos atores da sociedade civil, escolas, governos, secretarias, órgãos estatais, universidades, movimentos sociais e coletivos feministas engajam-se em ações que buscam realizar esse trabalho de prevenção através de diversas metodologias: cines-debates, palestras, oficinas, confecção de materiais informativos, divulgação das redes de atendimento às mulheres em situação de violência nos municípios, entre outras atividades.

Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Contudo, no Brasil, desde 2003 a iniciativa começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro.

O Núcleo Maria da Penha (Numape), enquanto um dos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência em Toledo, aderiu a esta campanha e preparou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, um cronograma de atividades alusivas que começou em 04 de novembro e segue até 10 de dezembro.

Nesse período serão realizadas mais de 16 ações com diferentes públicos, em diversos espaços com várias atividades, dentre elas: Exposição de cartazes e materiais interativos pelo campus, com informações para sensibilização da comunidade universitária, publicações nas redes sociais, oficinas de jogos, palestras, entre outras dinâmicas socioeducativas que buscam causar a reflexão acerca da violência doméstica intrafamiliar contra a mulher.