Parlamento Unitinerante de Itaiacoca define prioridades e ações para projeto-piloto 18/09/2019 - 11:49

Na última sexta-feira (13), ocorreu no Centro de Educação e Treinamento em Agroecologia (CETA), no distrito de Itaiacoca a Primeira Reunião do Parlamento Unitinerante de Itaiacoca. A reunião contou com mais de 30 pessoas de diferentes instituições como universidades, associação de moradores e de secretarias do município. O Parlamento Unitinerante é uma instância consultivo-deliberativa do Projeto Universidade Itinerante pelos Diretos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver de autoria da CASLA apoiado pela Superintendência de Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

O parlamento Local tem como objetivo reunir universidades, agentes públicos, comunidades e organizações sociais para dialogar sobre e propor soluções aos problemas vividos pelas comunidades, com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais e conflitos socioambientais.

Na reunião, os membros do parlamento conheceram os principais problemas vividos pelas comunidades de Palmital dos Pretos e da Comunidade do Sete Saltos de Cima que enfatizaram as áreas deficitárias de saúde, educação e agricultura. Foi debatida a criação de cursos de capacitação nas mais diversas áreas do desenvolvimento social, valorização cultural e saúde preventiva.

“Existe a dificuldade de participação da comunidade; neste sentido, a necessidade de formação e empoderamento das pessoas, principalmente das mulheres. É necessário saber ouvir as demandas das próprias comunidades locais” afirmou o presidente da Associação de Moradores do Palmital dos Pretos, Arildo Portela.

A coordenadora do programa Universidade Sem Fronteiras Sandra Cristina Ferreira destacou a possibilidade de desenvolver um projeto para incentivar a oferta de oficinas de capacitação das associações. “Estamos planejando iniciativas que tenham o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades que mais necessitam”.

O prof. Almir Nabozny do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a técnica do grupo Inteconexões, Fernanda Paes, ressaltaram a necessidade de se estimular a rede interna de produtores e consumidores com capacitação de mediadores como os educadores populares.

O coordenador dos Projetos "Viver e Agir sobre Terras (in)Contestáveis" e "Observatório da Região e da Guerra do Contestado – ORGC da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Professor Nilson Fraga apresentou as ações de desenvolvimento e educação à população camponesa da referida região e destacou a importância de estender o projeto Unitinerante ao município paranaense de General Carneiro, uma das localidades atingidas pelo extermínio da população cabocla e que atualmente figura como um dos territórios de mais baixo IDH do Estado.

A “Casa do bem viver: Cultura, Saúde e Desenvolvimento Local”, executa as atividades deliberadas pela Unitinerante. A proposta de implementação da Casa no município de Imbituva surgiu após a apresentação no Primeiro Encontro do Parlamento Regional em Rebouças.

PRESENÇAS - Na reunião do Parlamento Unitinerante de Itaiacoca estiveram presentes os seguintes representantes institucionais: a Secretaria de Assistência Social do Município de Irati (SMAS-Irati), a secretaria de Saúde do Município de Imbituva (SMS-Imbituva), a Superintendência de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR), a Casa latino-americana (CASLA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SEAB-PR), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Ponta Grossa (SMAPA-Ponta Grossa), Grupo de Pesquisa e Extensão Interconexões (GPE Interconexões - UEPG), Diretoria de Extensão da UEPG, Pró-Reitoria de Extensão da UNESPAR, Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG (PPGEO-UEPG), Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PGMADE-UFPR), Observatório de Pesquisa da Região e Guerra do Contestado da UEL, Associação Solidária de Agroecologia de Ponta Grossa (ASAECO), Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP), a Pró-Reitoria de Extensão da UEPG, a Secretaria de Agricultura do Município de Rebouças (SEAB-Rebouças), Associação dos Moradores da Comunidade Remanescente de Quilombolas do Palmital dos Pretos, Associação de Moradores do Sete Saltos de Cima, o Centro de Estudos e Treinamento em Agroecologia (CETA).