Professores da UEPG participam de congresso internacional de contabilidade 08/04/2021 - 14:38

Docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tiveram seus artigos aceitos no USP International Conference in Accounting, um dos principais eventos do país na área de contabilidade. Além disso, mais três trabalhos foram admitidos no Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, evento que ocorre em simultâneo.

O professor Alison Martins Meurer teve dois artigos aprovados. O tema submetido para o congresso internacional aborda a educação e ensino em contabilidade, sua área de pesquisa. “É um momento especial, pois estamos conseguindo manter a frequência de aprovação neste evento, que é bem concorrido e vem coroar o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa, coordenação e chefia do departamento. Esperamos que seja só o começo e que mais conquistas sejam alcançadas”, comemora.

Promovido pela Universidade de São Paulo, o congresso já está na sua 21ª edição e neste ano ocorrerá nos dias 28 a 30 de julho, de maneira on-line. O evento conta com a participação de palestrantes internacionais e nacionais e busca incentivar pesquisas acerca de fenômenos da contabilidade, controladoria e atuária.

A professora Franciele de Souza também teve seu artigo aceito para o congresso internacional, com o trabalho intitulado “Fachadas Organizacionais e Divulgação Voluntária do Guidance: análise entre empresas investigadas pela Polícia Federal”. O projeto analisa relatórios financeiros e busca compreender as vozes que percorrem a construção da narrativa contábil. “Para além dos números, os relatórios financeiros também são constituídos por informações textuais que dão sentido à parte numérica, o que nem sempre é abordado nas pesquisas em contabilidade”, explica.

Iniciação Científica

Os acadêmicos de Ciências Contábeis também confirmaram presença no Congresso USP de Iniciação Científica, com artigos submetidos. Bruno Silva de Oliveira estudou a percepção de interferência tecnológica no ambiente contábil e destaca a importância do professor orientador, Alison Martins Meurer, para a realização do projeto. “Ter o artigo aceito é realmente uma experiência incrível, até por ser a nossa primeira pesquisa. O nosso orientador tem grande mérito na construção desta pesquisa”. Letícia Pereira também participou do mesmo projeto de Bruno, que busca trazer a importância da tecnologia no ambiente de trabalho de profissionais contábeis. “A notícia da aprovação surgiu no mesmo dia em que tivemos o nosso TCC aprovado, então foi um dia de muitas emoções. Estamos muito animados e agora é se preparar para a apresentação no congresso”.

Para Khrystyan Teixeira, ter o trabalho aceito em um dos maiores congressos de Contabilidade do Brasil proporcionou um enorme aprendizado. “Por isso só tenho a agradecer, principalmente ao meu orientador, que deu todo o suporte necessário e contribuiu muito para essa aprovação. É muito bom passar pela UEPG e saber que de alguma forma estou contribuindo para levar o nome da instituição cada vez mais longe!”.