Profissionais da saúde se preparam para atuar na prevenção e combate ao coronavírus 27/03/2020 - 14:07

Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Farmacêuticos e Técnicos de Laboratório estiveram nesta sexta-feira (27) na Escola da Saúde Pública do Paraná recebendo orientações de prevenção e combate ao novo coronavírus. Os profissionais atuarão nas divisas do Paraná, no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e na Central de Informações.

A ação é resultado do Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus, executado em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Fundação Araucária, as Universidades Estaduais do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nessa primeira etapa serão investidos cerca de R$ 5 milhões em bolsas-auxílio para estudantes e profissionais da saúde que atuarão imediatamente nas cidades polos de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Foz do Iguaçu e Paranaguá.

“Essa é uma resposta rápida e inovadora do Estado do Paraná para o enfrentamento ao coronavírus. Os profissionais e estudantes terão um papel essencial no fortalecimento das ações de combate a pandemia”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Segundo o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Edevar Daniel o encontro também teve o objetivo de conhecer o perfil dos bolsistas que atuarão no programa. “Nosso papel é capacitar esses estudantes e profissionais para que possam agir de maneira eficiente junto às estruturas do Estado”.

Ao todo, serão desenvolvidos 9 projetos nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A UEPG será responsável por coordenar 4 projetos previstos no edital. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e coordenador do núcleo de Curitiba e Região Metropolitana, Giovani Marino Fávero ressaltou a importância das medidas de prevenção.

“A partir de segunda-feira (30) vamos dar início aos trabalhos nas fronteiras do Estado com ações educativas para impedir o avanço e proliferação da doença. Futuramente também estamos planejando realizar a triagem em pontos estratégicos”, destacou.

APLICATIVO – Lançado nesta quinta-feira (26) pelo Governo do Paraná, o aplicativo COVID19 Paraná auxiliará os profissionais no acompanhamento de pessoas com sintomas, ajudando no controle à circulação do novo coronavírus.

A ferramenta vai funcionar como um grande banco de dados relacionado ao coronavírus, já que todo cidadão que chegar ao Paraná, vindo de outro Estado ou País, deverá fazer um cadastro no aplicativo e apresentar o comprovante nos postos de monitoramento espalhados pelo Estado. O registro das informações pode ser feito também no portal http://www.coronavirus.pr.gov.br.

O aplicativo ajudará ainda na avaliação de sintomas da população local pois, além de dados cadastrais, contará com um questionário epidemiológico autoaplicável. As respostas vão ajudar o Estado na tomada de decisões no combate ao vírus.