Projeto de extensão da Unicentro discute o ensino da Geografia no Ensino Fundamental 15/01/2020 - 17:08

Subsidiar a prática docente nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Esse é o objetivo do projeto de extensão da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), intitulado “O Meu Município na Escola”. O projeto reúne, uma vez por mês, professores da rede de educação básica de Irati, no Sudeste Paranaense, para discutir melhorias na didática de ensino da Geografia nas escolas do município.

Os participantes da ação de extensão entendem que contribuir para a formação de professores do ensino básico é uma forma de repassar o conhecimento científico adquirido, demonstrando o papel da Universidade na sociedade. “A ideia é estimular os professores para que reflitam sobre a importância de fazer com que os estudantes se sintam parte da cidade e do mundo. Esse trânsito entre escalas é uma dimensão importante que as escolas, especialmente as públicas, precisam disseminar entre os alunos”, destaca o coordenador do projeto Daniel Stefenon, professor do Departamento de Geografia da Unicentro.

A iniciativa também pretende disponibilizar uma coleção de materiais cartográficos mais regionalizados, a partir do desenvolvimento de um atlas geográfico sobre a cidade de Irati. Para produzir esse material, foram utilizadas tecnologias digitais e imagens de sensoriamento remoto para mapear as redondezas das escolas. “Fizemos um inventário com imagens de satélite em escala padronizada do entorno de todas as escolas municipais e estamos trabalhando com os professores para utilizar esse material, linkando com tópicos das diretrizes curriculares que orientam as atividades escolares”, explica o professor Daniel.

Além do reconhecimento de professores da rede pública de ensino da cidade, o projeto é bem avaliado pela Secretaria Municipal de Educação de Irati, que acompanha os encontros mensais. “Foi possível observar a participação dos professores e como estão motivados a falar da formação”, afirma Vanderleia Rosiane Golinski, servidora da Coordenação Pedagógica da pasta.

“Os nossos alunos precisam saber onde estão situados, aqui no interior, em Irati, no Paraná, no Brasil e no mundo”, conclui a secretária de Educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida, reconhecendo a importância de compreender, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os estudos dos espaços geográficos no senso de localização e pertencimento.

PROJETO - “O Meu Município na Escola” é desenvolvido por meio de parceria entre professores do departamento de Geografia do Campus de Irati da Unicentro e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os extensionistas elaboram sequências didáticas, planejando maneiras de aplicar os saberes e materiais durante as aulas de Geografia, nas séries do Ensino Fundamental.

No ano passado, os participantes do projeto trabalharam conteúdos do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental. Para 2020, a expectativa é dar continuidade aos trabalhos, proporcionando resultados ainda mais positivos na educação iratiense. “Planejamos cursos para os dois semestres, para professores do quarto e quinto ano, com enfoque em temas como Geografia do Paraná e Geografia do Brasil”, sinaliza o professor Daniel.