Projeto de universidades recebe financiamento da Embaixada Americana 07/10/2020 - 14:05

Mais uma proposta das universidades estaduais foi aprovada pela Embaixada Americana. Desta vez, trata-se do "EMI for Universities in the State of Paraná", coordenado por professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A proposta tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos em língua inglesa dos professores das instituições de ensino do estado. O curso de inglês como meio de instrução financiado pelo RELO Office - Escritório Regional de programas de Língua Inglesa, da Embaixada dos EUA, irá beneficiar as sete universidades estaduais do Paraná.

Cada instituição será responsável por escolher os professores que farão parte do programa, de acordo com critérios específicos. A iniciativa tem apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e dos Escritórios de Relações Internacionais da UEL e UEM.

As aulas irão contribuir para a oferta de cursos em língua inglesa nos cursos de pós-graduação do Paraná, além de ajudar a construir uma comunidade acadêmica que possua interesse em ministrar aulas de inglês.

A duração do curso será de cinco semanas, com início no dia 22 de outubro. As aulas serão ministradas pelo professor da Universidade da Califórnia em Irvine e do College of the Sequoias (USA), Christopher Stillwell.

O professor já lecionou por mais de 15 anos em diversos países, além de atuar como especialista em língua inglesa para o Departamento de Estado (USA) e ser responsável pelo design de cursos de formação.

Essa não é a primeira proposta a receber financiamento da Embaixada Americana. No início de setembro, outro projeto coordenado pelas três universidades também foi contemplado. O curso "Content and Language Integrated Learning (CLIL) and Technologies for teachers in Paraná", abrangeu 100 participantes de várias regiões do estado.

As coordenadoras das duas propostas aprovadas são as professoras Michele Salles El Kadri (UEL), Luciana Cabrini S. Calvo (UEM) e Taisa Pinetti Passoni (UTFPR, Câmpus Pato Branco). Além dessas iniciativas, as docentes também participam de estudos sobre a língua inglesa e a internacionalização das universidades.