Projetos de extensão da UEPG realizam ação com trabalhadores do Acamaruva 19/09/2019 - 13:36

Três projetos de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa se uniram para levar informações para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva). Os projetos de extensão Falando em Família, ManipulAÇÃO: Manipulando cosméticos e transformando vidas e o Núcleo Maria da Penha (Numape) realizaram o encontro no dia 9 de setembro.

A professora Zilda Mara Consalter, e acadêmica Gabriela Regina Nardi Picoli representaram o projeto de extensão “Falando em família”. As estagiárias do Numape Susana Maria Bartmeyer, Sandy Isabela Dainelli e Letícia Boratto Monteiro, acompanhadas da assistente social Ágatha Tulio, apresentaram o Numape para as trabalhadoras e informaram sobre os tipos de violência contra a mulher e os meios de denúncia.

O projeto “ManipulAÇÃO: Manipulando cosméticos e transformando vidas” é realizado na ACAMARUVA há 9 meses e é coordenado pelos professores Patrícia Mathias Döll Boscardin e Flávio Luís Beltrame do Departamento de Farmácia. A proposta deste projeto é melhorar a qualidade de vida de mulheres e homens que trabalham com a seleção de material reciclável por meio de palestras e ações desenvolvidas pelos acadêmicos de Farmácia, envolvendo a conscientização, orientação e esclarecimentos sobre cuidados relacionados à saúde.

Os trabalhadores também recebem cosméticos produzidos pelos extensionistas na Farmácia Escola da UEPG como uma forma de incentivá-los a participar das atividades desenvolvidas durante o projeto. Segundo a professora Patrícia Boscardin, “trabalhadores das associações de materiais recicláveis fazem um trabalho de extrema importância para a sociedade, e projetos de extensão dessa natureza valorizam o trabalho executado por eles e contribuem para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”.

A professora destaca ainda que essas parcerias entre projetos da universidade são de extrema importância para melhor atender a comunidade, e informa que outros projetos são convidados a participar de ação dentro do Acamaruva.