Regionais de Saúde recebem novos bolsistas do Projeto Covid UENP 23/10/2020 - 12:47

As 18ª e 19ª Regionais de Saúde do Estado receberam o apoio de novos bolsistas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para atuarem na prevenção, cuidados e combate ao Coronavírus. Hoje, atuam na região, por meio da Chamada 09/2020 da Fundação Araucária, 125 profissionais, dentre enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, técnicos de enfermagem e estudantes de odontologia.

Dentre as principais frentes de trabalho dos bolsistas está a atuação em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. O Hospital Regional de Santo Antônio da Platina é um dos contemplados pela ação da Universidade. A responsável técnica da Enfermagem do Hospital Regional, Tereza Portela, enalteceu a atuação dos bolsistas no atendimento aos pacientes nas unidades Clínica Médica e UTI COVID do Hospital.

“Agradecemos ao projeto por nos direcionar bolsistas que estão atuando diretamente em toda assistência dos pacientes internados em nossas unidades. Ao direcionar para o hospital profissionais de diferentes áreas da Saúde, a ação contribuiu significativamente na assistência direta aos pacientes, fortalecendo a equipe da nossa unidade”, ressaltou. Tereza explica que a atual situação de pandemia requer auxílio de multiprofissionais para atendimento aos pacientes. “O nosso quadro se tornou ainda mais efetivo com a chegado dos bolsistas, diminuindo a sobrecarga física e emocional dos nosso colaboradores. Todos estão realizando um valoroso trabalho com qualidade, profissionalismo e responsabilidade”, destacou Tereza Portela.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Simone Castanho, acentuou a importância dos bolsistas no combate ao Coronavírus na região. “Percebemos que a atuação dos bolsistas tem sido de fundamental importância para atender, com eficiência, as demandas da região que o Hospital Regional de Santo Antônio da Platina está recebendo nesse período de pandemia. O paciente costuma ter uma evolução mais rápida e significativa do seu quadro quando profissionais de diferentes áreas, dentro das suas especialidades, trabalham em conjunto”, disse.

Os bolsistas que atuam pela UENP foram selecionadas por meio da Chamada de Projetos nº 09/2020 – Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus – da Fundação Araucária, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), com o apoio da Itaipu Binacional.

Barreiras Sanitárias

De 30 de março a 30 de setembro, bolsistas vinculados ao projeto Covid UENP atuaram nas barreiras sanitárias nas divisas de Sertaneja, Andirá, Ribeirão Claro, Carlópolis e Santana do Itararé. Durante esse período, abordaram a mais de 107 mil veículos, orientaram a cerca de 170 mil pessoas, das quais 586 sintomáticas. Ainda nas barreiras, os bolsistas realizaram testes rápidos para covid, vacinações contra influenza e tríplice-viral. Foram imunizadas 982 pessoas. A partir deste mês de outubro as atividades das barreiras sanitárias foram remanejadas para as Secretarias Municipais de Saúde, onde os bolsistas auxiliam em ações de prevenção à Covid.