Rondonistas da UEPG promovem ações de cidadania em Céu Azul 23/01/2020 - 16:59

Na terça-feira, 21 de janeiro, estudantes e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram mutirão ecológico de combate à dengue em Céu Azul, no oeste paranaense. Ao todo, 80 casas foram visitadas no bairro Iguaçu. A ação integra a Operação Yaguaru do Projeto Rondon, coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por intermédio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Segundo a professora Márcia Baldani, do Departamento de Odontologia da UEPG, essa ação teve enfoque na campanha “Dengue mata”, lançada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, no mês passado. “Os rondonistas se juntaram aos agentes comunitários de saúde do município para fiscalizar e orientar os cidadãos sobre os focos de dengue”, afirmou.

A professora destacou ainda que o Projeto Rondon tem caráter motivador para as comunidades, promovendo ações educativas e preventivas junto à população. “A comunidade se sente acolhida pelos estudantes, que propõem soluções com base nas demandas do próprio município”, disse Márcia, ressaltando que as oficinas são elaboradas por equipes multidisciplinares.

No decorrer do dia, os voluntários realizaram outras atividades, abrangendo diversos temas e públicos. A oficina sobre saúde da mulher abordou pontos relativos aos métodos contraceptivos e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Já a oficina sobre acolhimento humanizado capacitou profissionais que atuam nas unidades básicas de Saúde (UBS), com dinâmicas focadas na qualidade do atendimento. Na oficina de Podcast, crianças aprenderam sobre a importância da comunicação e tiveram a oportunidade de produzir programas de áudio.

Para o estudante de Licenciatura em Física da UEPG, Samuel Correa Machado, o conhecimento se torna possível por meio da interação com as realidades locais e regionais. “Passamos conhecimentos técnicos e científicos para os agentes produtivos, ao mesmo tempo em que eles nos passam aprendizados tradicionais e populares. Isso contribui muito para a nossa formação profissional, principalmente pelo caráter humanístico”, salientou o rondonista.

Outra equipe de rondonistas da UEPG também ministrou a oficina Justiça para Todos, que teve como objetivo conscientizar os cidadãos sobre os direitos e o atendimento básico jurídico. A oficina será realizada novamente na terça-feira (28), com enfoque previdenciário, a fim de orientar e explicar as novas regras para aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Operação Yaguaru do Projeto Rondon contempla municípios do oeste paranaense, nas microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, com participação de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. O intuito é desenvolver atividades de cunho socioambiental, promovendo cidadania e sustentabilidade. Além de Céu Azul, as equipes de voluntários da UEPG estão distribuídas nas cidades de Braganey, Diamante do Oeste e São Pedro do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS