Seti demonstra potencial das universidades no Governo 5.0 31/10/2019 - 13:38

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) apresentou alguns projetos e serviços inovadores que são oferecidos pelas sete universidades estaduais para os prefeitos, vereadores, secretários, técnicos das administrações municipais e lideranças, durante o evento Governo 5.0, realizado nesta quinta-feira (31), no Hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu, no Oeste Paranaense.

Durante a abertura do evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o novo conceito de gestão. “Pensar diferente para fazer diferente. Queremos um Estado mais tecnológico, mais seguro e eficiente, e menos burocrático”, destacou.

O evento busca discutir mudanças na administração pública, dentro do conceito “Novo Pensar. Novo Fazer”, programa que orienta a prática inovadora nos serviços públicos para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

No estande da Seti foram distribuídos materiais informativos sobre os projetos, ações e atividades desenvolvidas em parceria com os municípios, como o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e o Programa Paraná Mais Orgânicos.

“As universidades estaduais tem um grande potencial de ensino, pesquisa e extensão que atendem grande parte dos municípios paranaenses. Essa troca de experiências é fundamental para que possamos estabelecer parcerias visando o desenvolvimento do Estado”, afirmou o superintendente da Seti, Aldo Bona.

SERVIÇOS – As sete universidades estaduais oferecem diversos serviços voltados à comunidade e que podem ser adquiridos pelos municípios paraenses. Entre eles estão: a elaboração de projetos para definição do Plano Diretor; organização de concursos públicos e testes seletivos; análise laboratorial de água, solo e resíduos; censo municipal; plano de capacitação para servidores da Educação Básica e elaboração de projetos para participação de editais para captação de recursos.

PARANÁ MAIS ORGÂNICO – O programa Paraná Mais Orgânico é uma política pública que auxilia pequenos produtores orgânicos a certificarem as suas propriedades, além de fornecer apoio nos processos de comercialização da produção.

O Paraná Mais Orgânico é desenvolvido em parceira entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), as sete universidades estaduais e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). O programa está presente em todo o território paranaense.

Em 2019 o programa alcançou a marca de 1.127 certificações em propriedades rurais paranaenses, com mais de 2.057 visitas e 852 estudos de caso. O Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões no programa.

UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – O Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) desenvolve ações de extensão, pesquisa e capacitação tecnológica, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense. O programa atende 361 cidades do Paraná, número que representa 90% do estado.

O USF desenvolve um importante trabalho em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Durante o evento os visitantes puderam conhecer mais sobre o projeto e as diferentes ações relacionadas com a produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social e voltadas para a inovação.

“O USF evoluiu muito e conquistou uma grande visibilidade e reconhecimento no Estado do Paraná, demonstrada pela sua área de abrangência. No evento, tivemos a oportunidade de construir novas parcerias visando inovações tecnológicas e o auxílio em questões fundamentais da sociedade”, destacou a coordenadora do USF Sandra Cristina Ferreira.