Seti participa de reunião do Movimento Nacional ODS 16/08/2019 - 09:04

Na última terça-feira (13), a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participou da reunião mensal do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Durante a reunião, o professor e assessor da coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti Marcos Pelegrina apresentou as principais características do sistema estadual de ensino superior.

Foram convidados representantes dos diferentes segmentos da educação para discutir “O papel dos ODS na educação”. Após as falas da Professora Sonia Ana Charchut Leszczynski, Coordenadora Executiva do Movimento Nacional ODS – Sessão Paraná, do Maurício Barcellos Degelmann, representante do Paraná junto ao Movimento Nacional e da anfitriã Ana Gabriela Simões Borges do Instituto GRPCom seguiram as apresentações acerca das ações que vem sendo desenvolvidas por cada um desses órgãos e/ou instituições sobre os ODS para o alcance da Agendas 2030.

No evento, foi lançado, pela presidente do Instituto Cidade Júnior, Rejane Bressan, o Projeto de Contação de Histórias da Casa dos ODS, que tem o propósito de disseminar para crianças e adolescentes os ODS e propor que elas se apropriem de um ou mais objetivos. Também ficou definido para 11 de agosto de 2020, o dia de discussões sobre os ODS na educação com apresentação de projetos que foram implementados ao longo desse período.

Fizeram parte da Mesa Redonda, Karina Reis Kos, Assistente de Gabinete da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba, representando a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila. Rosilaine Durigan Mortella, Técnica Pedagógica de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado da Educação e Esporte; Prof. Sérgio Herrero Moraes – Diretor Administrativo do Sinepe/PR e professora Wanda Camargo, Assessora da presidência e coordenadora de projetos culturais do UniBrasil Centro Universitário. A mesa foi moderada pela Professora Andrea Bier Serafim, da FAE Centro Universitário.

ODS - Os ODS são um conjunto de 169 metas pactuado pelos governos de 191 países-membros Organização das Nações Unidas (ONU), incluso o Brasil, criados para tornar o mundo um lugar justo, solidário e melhor para se viver. Eles estão em vigor desde 2015 e comprometem os governos que o adotaram a alcançar, ou se aproximar, dos resultados esperados para amenizar, o máximo possível, até 2030, os problemas apresentados pelos 17 objetivos sustentáveis.