Superintendente Aldo Bona visita Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pato Branco 13/11/2019 - 16:29

O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona visitou nesta terça (12) e quarta-feira (13) a IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, em Pato Branco. O evento acontece em paralelo com a transferência da sede do Governo do Paraná para a cidade. Durante a visita, o Superintendente acompanhou as atividades inovadoras desenvolvidas no estande da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Pato Branco é a quinta cidade a receber a sede do Governo do Estado neste ano. Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa abrigaram o governador, o vice-governador e o secretariado durante as suas feiras do agronegócio. O objetivo do Governo do Estado é aproximar as equipes das demandas da população.

Secretários, diretores de autarquias, presidentes das empresas públicas e deputados estaduais vão discutir os problemas e os potenciais do Sudoeste. Na solenidade, o governador destacou que a Inventum já entrou no calendário nacional de eventos de inovação.

“Historicamente a máquina pública não acompanha a velocidade da sociedade, e hoje estamos revertendo essa realidade. Transferir o governo para o Interior significa agenda intensa de trabalho para apresentar soluções mais ágeis para a população”, afirmou o governador Ratinho Junior.

“As sete universidades estaduais contribuem para o estímulo e desenvolvimento de tecnologias inovadoras no Paraná por meio de pesquisadores referência em várias áreas do conhecimento”, afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

INOVAÇÃO – O estande da Unicentro apresentou projetos que valorizam a inovação e as novas tecnologias. Entre eles está um simulador em realidade aumentada de relevos e acidentes geográficos controlados por sensor. O projeto facilita a aprendizagem dos alunos de graduação.

Outra iniciativa é que está sendo exposta é um radar de penetração do solo geofísico. Utilizado em pesquisas na universidade, o radar emite ondas eletromagnéticas que retornam em forma de imagem.

“Trouxemos um pouco do trabalho que é desenvolvido pela Universidade, visando a aumentar a qualidade da educação e apresentando projetos inovadores”, afirmou o professor do departamento de geografia da Unicentro Wellington Barbosa da Silva.

A universidade também conquistou o primeiro lugar na “corrida maluca”, na categoria livre, competição de criação e montagem de carros de rolamento.

REFERÊNCIA - A Unicentro está entre as 18 universidades mais inovadoras do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (2019). Entre as universidades públicas e privadas no Paraná, a Unicentro é a 3ª que mais apresenta soluções inovadoras para a sociedade.