Superintendente visita Unioeste e participa de série de ações na universidade 23/10/2020 - 13:09

Nesta semana, o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona visitou os campis de Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Durante a visita, foi realizada uma série de ações com o intuito de melhorar a estrutura e colaborar com o crescimento da instituição.

“A Unioeste tem um papel fundamental para o desenvolvimento da Região Oeste e Sudoeste do Paraná. Conheci a estrutura e diversos projetos da Universidade que são imprescindíveis para a nossa comunidade”, pontuou.

No primeiro dia de visita, o superintendente se reuniu com o Reitor Alexandre Weber e Gilmar Ribeiro de Mello e outras autoridades da instituição para apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pelas universidades no combate ao Covid-19. Em todo o Estado, atuam bolsistas que são supervisionados por professores das universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos profissionais nos últimos meses. São mais de 200 bolsistas que atuam no combate à Covid-19 atendendo à população nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

As equipes desenvolvem atividades direcionadas à comunidade como atendimento em centrais de informações; na elaboração de documentos para a abertura da unidade Covid-19 junto a Regional de Saúde; atendimento aos pacientes internados desde higienização e conforto, hidratação cutânea, curativos, medicações, coleta e envio de exames, preenchimento de prontuário e ainda no apoio psicológico de escuta e conforto de pacientes e familiares.

Laboratório de Bioquímica Molecular tem habilitação para testes de Covid-19

O Laboratório de Bioquímica Molecular recebeu na última quinta-feira (22), o certificado de habilitação, do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), para a realização do exame RT-PCR, principal exame de diagnóstico da Covid-19.

Durante a visita, o superintendente parabenizou a agilidade em utilizar um laboratório já existente para atividades voltadas às análises da Covid-19 “É muito bom ver toda a equipe tomar à frente na busca por recursos para deixar o laboratório preparado, como está agora. O primeiro passo foi dado com maestria e entendo que toda a comunidade vai ganhar a partir de agora, com a boa notícia de habilitação oferecida pelo Lacen”, destacou.

A estruturação do Laboratório foi viabilizada no mês de julho, a partir de uma parceria público-privada entre Unioeste, a Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep) e o Instituto São João. Dessa maneira, o Laboratório, vinculado foi readequado para atender as exigências dos órgãos competentes.

O investimento, no valor de R$ 43.000,00, auxiliou no desenvolvimentodas atividades do Laboratório. Será possível ofertar o exame de Covid-19 ainda na fase inicial da doença, para que se possam tomar as medidas adequadas no tratamento, além de oferecê-lo por um preço mais acessível.

Inauguração do prédio para cursos de Pós-Graduação em história e Geografia

No campus de Marechal Cândido Rondon, o superintendente participou da inauguração do prédio do Programa de Pós-Graduação em História e em Geografia.

No prédio, serão ministradas aulas das disciplinas dos cursos, bem como atividades de extensão e pesquisas. A obra auxilia os programas de pós-graduação no desenvolvimento de pesquisas de excelência.

Investimento no laboratório de pesquisa Bioinfra

No Campus de Cascavel da Unioeste, o superintendente conheceu as instalações da edificação Bioinfra. O novo prédio servirá de infraestrutura multiusuária de pesquisa e pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e em Ciências Biológicas e Saúde.

Foram investidos mais R$ 800 mil reais pelo Governo do Estado, com a intervenção do deputado estadual Gugu Bueno que garantiu a finalização da 2° fase das obras.

A conclusão da obra atende a demanda de pesquisadores e docentes de um espaço físico que aloque equipamentos dos projetos de pesquisas.

Inovação

O superintendente também visitou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e conheceu os projetos que estão em andamento, alguns deles são: Carro elétrico, Carro híbrido, Prensa 4.0, Usina solar, Bioenergia, 3D calota craniana, Eletroposto startup (o primeiro com tecnologia 100% nacional), Agronline, e Mobilidade elétrica.

Além do NIT, o HUB de Inovação da universidade foi outro local que recebeu a visita. Inaugurado neste ano, o HUBoferece o espaço físico para empreendedores criarem startups e desenvolverem projetos inovadores.

Com isso, a Unioeste contribui com o desenvolvimento e a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo em Cascavel, tendo como principal foco a comunidade acadêmica.