UEM, Unifesp e IFSP criam ferramenta que planeja salas para pós-pandemia
30/07/2020 - 14:24

Em parceria, as universidades Federal de São Paulo (Unifesp) e Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) lançam a ferramenta on-line e gratuita Sala Planejada. Ela está em atualização para melhorias e é pensada para auxiliar no momento de pós-pandemia, quando for autorizada a retomada segura de aulas presenciais no Brasil, seja em educação básica ou no ensino superior.

De acordo com os idealizadores do projeto, trata-se de um aplicativo-web, de livre acesso, que auxiliará gestores educacionais a fazer um distanciamento adequado entre carteiras nas salas de aula, de modo a evitar ao máximo uma possível futura segunda onda de infecções pelo novo coronavírus. O usuário deve preencher os parâmetros solicitados nos respectivos campos, sendo que é fundamental saber previamente as dimensões da sala e de cada carteira.

O professor Francisco Nogueira Calmon Sobral, do Departamento de Matemática (DMA) da UEM, contribuiu com a criação da Sala Planejada. Explica que para desenvolver o layout com fileiras foram aplicadas estratégias de matemática computacional e pesquisa operacional “para colocar a maior quantidade de alunos em um layout fixo, respeitando a distância mínima entre eles”. Quanto ao layout livre, é baseado em algoritmos de otimização. Em ambos os casos, a ferramenta pode ser usada em outros contextos: para rearranjar o público em um teatro, por exemplo.

Sobral frisa que esse aplicativo-web não justifica a retomada precoce de aulas presenciais, uma vez que isso deva ocorrer somente quando as autoridades de saúde atestarem que seja possível. Ele e os colegas ressaltam que a Sala Planejada é apenas umas das formas possíveis de “estratégia para o retorno às atividades acadêmicas”, sendo necessário “um planejamento adequado do contexto mais geral” e, claro, que as pessoas continuem a seguir com rigor as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pesquisadores – Além de Sobral, do DMA-UEM, são criadores da Sala Planejada: Unifesp – Luís Felipe Cesar da Rocha Bueno (coordenador), Antônio Augusto Chaves, Frederico Pelogia, Gustavo Collaço, Horacio Hideki Yanasse, Luiz Leduino de Salles Neto, Marcos Magueta, Renan Brito Butkeraites e Tiago Silva; IFSP – Juliano Cavalcante Bortolete e Thiago Siqueira Santos. Eles submeteram um resumo da Sala Planejada para a seção especial sobre covid-19 do 52º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.

Últimas Notícias