UEM divulga número de inscritos e concorrência no vestibular e no PAS 15/01/2021 - 10:34

O próximo concurso vestibular da UEM, cujas provas estão agendadas para os dias 21 e 22 de março, terá 14.272 candidatos na disputa por 2.989 vagas ofertadas. No PAS (Processo de Avaliação Seriada), outro concurso em andamento e que está com provas marcadas para 21 de fevereiro, foram registradas 24.535 inscrições. 

As 747 vagas ofertadas no PAS serão disputadas pelos inscritos na etapa 3, que corresponde a 5.670 candidatos. As etapas 1 e 2 receberam, respectivamente, 9.902 e 8.963 candidatos.

Concorrência

Os três cursos mais concorridos no Vestibular são, pela ordem, Medicina, Odontologia e Psicologia. 

Medicina terá pouco mais de 270 candidatos concorrendo a uma das 19 vagas ofertadas pelo sistema universal no vestibular. Pelo sistema de cotas socias a concorrência é de, aproximadamente, 127 candidatos por vaga (são seis vagas), enquanto que as duas vagas ofertadas pelo sistema de cotas para negros serão disputadas por 148 candidatos, ou seja, concorrência de 74 inscritos por vaga. Por último, no sistema de cota social para negros a concorrência é de pouco mais de 16 candidatos por vaga (são 5 vagas). Para conferir a concorrência completa clique aqui.

Os cursos mais concorridos no PAS são Medicina (91,7 candidatos por vaga), Psicologia (24,6), Medicina Veterinária e Biomedicina, ambos registrando 22,7 candidatos por vaga. Veja a concorrência dos outros cursos clicando aqui. 

Perfil do candidato

Quase 60% dos inscritos no vestibular da UEM são de Maringá ou de outras cidades da Região Noroeste do Paraná. Cerca de 20% residem em outras regiões do Estado. Praticamente as mesmas porcentagens se repetem no PAS.

A maioria dos inscritos no vestibular (48.4%) e no PAS (45,63%)informou que a renda familiar está na faixa entre mais de 3 e dez salários mínimos. 

53,10% dos inscritos no vestibular e 58,40% dos candidatos do PAS cursaram o ensino médio integralmente em escola particular 

Protocolo de segurança

A presidente da Comissão Central do Vestibular da UEM (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, afirma que neste cenário de pandemia os trabalhos para aplicação das provas abrangem protocolos de biossegurança que serão seguidos com todo rigor desde a preparação do material de prova até a aplicação do exame.

"Elaboramos um conjunto de medidas de proteção individual e coletiva visando a prevenção da contaminação por candidato e pessoal de apoio nos dois concursos. As medidas foram submetidas à apreciação da Secretaria Estadual da Saúde e estamos aguardando o parecer técnico", afirma a presidente da CVU. 

No dia 21 deste mês a CVU deve publicar edital especificando todo o protocolo a ser adotado durante o período de realização das provas. Maria Raquel recomenda que os candidatos fiquem atentos às determinações, destacando que eventual desrespeito aos protocolos de biossegurança por parte do candidato poderá impedi-lo de realizar a prova e provocar sua desclassificação automática.

A presidente da CVU destaca que outras instituições, a exemplo da Fuvest, já realizaram, com segurança, o vestibular neste cenário de pandemia. Para ela a UEM tem plena condições de aplicar as provas em ambiente seguro.