UEPG e EMATER atualizam profissionais sobre a Ferrugem Asiática da Soja 04/12/2019 - 10:30

Na sexta-feira (22), o Grupo de Fitopatologia Aplicada do Curso de Agronomia da UEPG ministrou palestras e treinamento sobre a “Atualização na identificação de esporos do fungo Phakopsora pachyrhizi, agente da Ferrugem Asiática da Soja”. Coordenado pelo professor David Jaccoud Filho e pela agrônoma Luciane Henneberg, o evento contou com o apoio das doutorandas Nathaly Les Chapieski, Polyana Christmann e do extensionista e fitopatologista da Emater, Gustavo Migliorins de Oliveira.

Para o professor David, o objetivo principal do treinamento foi capacitar os profissionais para uma diagnose correta da identificação do patógeno Phakopsora pachyrhizi (ferrugem asiática) em diferentes hospedeiros e principalmente nas lavouras de soja. Assim, os participantes terão condições de conduzir o monitoramento do patógeno com precisão, possibilitando a tomada de decisões em relação à utilização e otimização na aplicação de fungicidas.

A estimativa de gasto anual com o controle dessa doença nas lavouras de soja do Brasil gira em torno de US$ 2 bilhões. “A otimização do uso de fungicidas é de grande importância para o meio ambiente e para o custo de produção”, destaca Jaccoud. O professor lembra que a detecção da ferrugem asiática da soja em proporções epidêmicas no Brasil foi relatada na safra 2000/2001 por dois trabalhos, um deles resultado de pesquisa do grupo de Fitopatologia Aplicada da UEPG.

Nas últimas três décadas, o grupo de pesquisa de Fitopatologia Aplicada do curso de Agronomia da UEPG, em cooperação com produtores, cooperativas, empresas, universidades e órgãos de pesquisas nacionais e internacionais, desenvolve diversos projetos de Estratégias de Manejo e Controle de Doenças em diversas culturas agrícolas. Os resultados têm sido divulgados em publicações científicas, congressos e reuniões técnicas no Brasil e no exterior. Para o professor David, a parceria do grupo com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para a solução de problemas em abrangência estadual reforça a importância das instituições paranaenses no trabalho conjunto.

Participaram do encontro engenheiros agrônomos da Emater de diversas regiões do Paraná; os engenheiros agronômos Mônica Gabrielle Harms, Melissa Berti, Eden José Janisch, Maghnom Henrique Melo (egressos do curso de Agronomia e do doutorado da UEPG), Walber Hull da Silva e o consultor Orlei Amilton de Carvalho (egresso do curso de Agronomia e do mestrado da UEPG); além dos técnicos agrícolas Alvaristo Ribas Ferreira, Orestes R. Paladino, Erison Adrianczyc, Leandro José Sperotto, Laércio Marcelo Nass, Elmar Luis Maidl, Fabrício Karas e o estagiário Jeferson Luiz Hamura.