UEPG economiza 100 mil impressões e extingue processos em papel a partir de amanhã 20/08/2019 - 09:26

A partir desta terça-feira (20), os processos da Universidade Estadual de Ponta Grossa serão 100% digitais. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi implantado em 22 de abril e, a partir desta data, foram iniciados os 120 dias de transição, prazo que termina nesta terça-feira.

O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Luiz Gustavo Barros, explica que novas solicitações em papel serão recusadas e os processos iniciados em papel, deverão ser digitalizados. “Os usuários devem escanear os documentos antigos, identificar o número de acompanhamento inicial do protocolo, anexar na plataforma e relatar o andamento para que seja criado um novo trâmite digital e não se perca os etapas já realizadas”.

Barros comemora o ganho ambiental e financeiro proporcionados até agora pelo sistema. De acordo com o controle do NTI, foram geradas 9.457 solicitações de protocolo digital, 5.757 gerais e 3700 processos internos. O sistema gerou  cerda de 45 mil documentos em processos. “A economia foi gigantesca, estimamos que deixamos de fazer 101 mil impressões. Isto é, 73mil folhas de papel foram poupadas”. Ele destaca que além da economia, o sistema conferiu mais versatilidade ao trabalho. “O usuário pode acessar o processo e despachar em qualquer tempo ou lugar”, enfatiza.

Sobre o Sei 

 O Sei! é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que engloba vários módulos e funcionalidades para promover a eficiência administrativa. A principal característica do sistema é a diminuição do uso de papel como suporte físico para os documentos institucionais e a atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Entre as funcionalidades do sistema, estão a possibilidade de acessar em diversos tipos de equipamentos (smartphones, computadores e tablets de vários sistemas operacionais); controle de nível de acesso, ou seja, gerenciamento de documentos restritos e sigilosos; tramitação em várias unidades ao mesmo tempo, agilizando os processos e demandas; sistema intuitivo e fácil de usar; além de funcionalidades específicas para cada área da gestão pública.