UEPG promove ações do Projeto Rondon em São Pedro do Iguaçu 29/01/2020 - 13:27

Estudantes e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão em São Pedro do Iguaçu, no oeste paranaense, promovendo ações da Operação Yaguaru do Projeto Rondon. As atividades desenvolvidas pelas equipes da Universidade abrangem as áreas de Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Na terça-feira, 28 de janeiro, os rondonistas se deslocaram até uma área de ocupação, localizada no distrito de Luz Marina, na zona rural da cidade. No local, ainda pouco assistido, crianças, jovens e adultos receberam orientações básicas sobre cuidados em saúde. “A experiência foi importante para o meu desenvolvimento profissional, uma vez que é necessário avaliar o paciente, observando o ambiente em que está inserido”, disse a estudante de Farmácia da UEPG, Renata Cenci.

Segundo a voluntária, os serviços de saúde oferecidos pelos rondonistas serviram como método de triagem para a avaliação de possíveis problemas na comunidade. “Notamos a incidência de pacientes predispostos ou portadores de hipertensão arterial, sendo feitos os encaminhamentos para a Unidade Básica de Saúde do município”, salientou Renata. Na ação, a futura farmacêutica também explicou a importância do uso racional de medicamentos e de hábitos de autocuidado.

Outra atividade proposta pela UEPG para São Pedro do Iguaçu consistiu em uma oficina para produção de roupas customizadas como ferramenta para o empoderamento feminino. “Foi possível constatar o sucesso na transformação de peças de roupas comuns para peças únicas, a partir da utilização da arte, para trabalhar a reflexão sobre autoestima, renda extra, habilidades artísticas, autoconhecimento e afirmação da identidade de cada indivíduo”, relatou Milena Barreto, aluna de Licenciatura em Artes Visuais.

Para a estudante do quarto ano do Curso de Engenharia de Materiais da UEPG, Ísis de Oliveira Ávila de Matos, o Projeto Rondon representa esse compartilhamento de conhecimentos e aprendizados. “A gente sempre acaba aprendendo muito com a população”, destacou, ressaltando a forma amistosa como os voluntários são recebidos nas cidades. “São atitudes que nos faz refletir sobre as nossas relações e o nosso comportamento no dia a dia”, frisou a aluna.

Uma equipe de voluntários também ministrou oficina para os conselheiros tutelares do município, recentemente empossados. Segundo o aluno do Curso de Direito da UEPG, André Rauch Baranoski, responsável pelo conteúdo aplicado, o momento foi de troca e aprendizado. “Foi muito importante, tanto para mim, como estudante, quanto para os participantes, pois trocamos ideias e eles puderam aprender coisas novas. Posso dizer que eu mais aprendi que ensinei”, afirmou o rondonista.

Na avaliação da professora Ana Paula Veber, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG, o Projeto Rondon, como ação de extensão, permitiu a imersão dos estudantes em locais com características distintas do entorno das universidades e centros universitários, onde estão acostumados a trabalhar. “Todas as atividades desenvolvidas são multiprofissionais, portanto fazem com que os alunos tenham contato com áreas de formação distintas dos seus próprios cursos”, acrescentou a docente, que está coordenando uma das equipes na Operação Yaguaru.

Ela ressalta ainda o impacto significativo na vida das pessoas que residem nos municípios contemplados pelo Projeto Rondon. “É uma oportunidade de aproximação dos moradores dessas comunidades com os serviços públicos, contribuindo para a melhoria de condições de vida da população”, concluiu a professora Ana Paula.

Operação Yaguaru - Coordenada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, a Operação Yaguaru do Projeto Rondon contemplou 12 cidades das microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, no oeste paranaense. Em nível estadual, a iniciativa é conduzida pela Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, em parceria com instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, além dos poderes públicos municipais.

Iniciadas no dia 17 de janeiro, as atividades da Operação Yaguaru seguem até o final do mês, reunindo mais de 250 voluntários, entre professores e estudantes. Além da UEPG, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) também integram a programação de ações, que visam à sustentabilidade e promoção da cidadania.

A Operação Yaguaru conta ainda com o apoio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).