Universidades Estaduais se destacam em ranking de economias emergentes 19/02/2020 - 10:41

As Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG) do Oeste do Paraná (Unioeste) ganharam destaque no Ranking das Universidades de Economias Emergentes, publicado pela revista Times Higher Education (THE).

O ranking avaliou 533 universidades em 47 países. As notas são baseadas em 13 indicadores que medem o desempenho das instituições em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o ranking demonstra a evolução das universidades em avaliações internacionais. “As universidades estaduais tem se consolidado em rankings internacionais, figurando entre as melhores do mundo em quesitos importantes para o desenvolvimento do Estado”.

Entre as universidades brasileiras, a UEL aparece como a 24ª melhor, ganhando destaque na transferência de conhecimento para a indústria. O critério avalia a capacidade de uma universidade de ajudar a indústria com inovações, invenções e consultorias.

A UEM e a UEPG ficaram classificadas na mesma faixa e também ocupam a posição 24ª. A UEM apresentou um bom desempenho no critério “perspectivas internacionais”, que leva em conta o número de estudantes de graduação, pós-graduação e professores de diferentes países.

Já a UEPG figura entre as melhores no quesito “reputação acadêmica” que examina o prestígio do ensino ofertado pela universidade. A Unioeste está logo em seguida, na 38ª posição, ganhando destaque, também, na categoria “reputação acadêmica”.