Prime

 INSCREVA-SE NO PRIME

 

O PRIME é um programa com foco na produtização do resultado de pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, gerando riquezas, desenvolvimento econômico e social para o Estado do Paraná. O programa tem como objetivo específico apoiar os titulares de patente na transformação da sua invenção em um produto de mercado seja por meio da abertura de empresa, do licenciamento ou da transferência tecnológica, bem como apoiar o desenvolvimento institucional das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, capacitando seus Núcleos de Inovação e Tecnologia nas temáticas mencionadas acima.

 

LIVE TIRA DÚVIDAS



Data: Segunda-feira (1/03) 
Horário: 17:00
Link para acesso via Zoom: zoom.us/j/97142499352?pwd=cXZjdG9oREFWN21YRjIvdzFpMHUrUT09

ID da reunião: 971 4249 9352
Senha de acesso: 367589

 

Público-Alvo

São público-alvo desta primeira edição do programa: exclusivamente i. pesquisadores, estudantes, professores e/ou servidores; ii. que tenham depósito de patente ou patente concedida; e iii. com vínculo com uma das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, Unespar, Unicentro e Unioeste).

 

Metodologia

A abordagem metodológica utilizada para o programa é própria do Sebrae/PR, dos programas Startup Level One, Startup Level Two e Demo Day. A primeira delas consiste de capacitações sobre como desenvolver e validar ideias utilizando metodologias inovadoras. A segunda, consultorias individuais usando as principais metodologias de startups do mercado, dedicadas para ajudar o desenvolvimento do negócio. Finalmente, a terceira, de capacitações para aperfeiçoar o pitch das equipes e prepara o empreendedor para ficar frente a frente com os investidores. Inclui o encerramento do programa com o evento de pitch para uma banca especializada.


Para as equipes que não desejarem empreender, no lugar das consultorias individuais para desenvolvimento do negócio, será apresentada uma trilha (a ser oferecida pelos NITs das Universidades participantes) que apoiará o pesquisador nos processos de licenciamento e transferência de tecnologia.


Todo o programa será realizado na lógica de funil, na qual em cada fase do programa haverá uma oportunidade de pitch para banca especializada que selecionará os melhores projetos para seguir para a próxima fase. Esta proposta contempla 40 (quarenta) projetos selecionados para a primeira fase; 20 (vinte) projetos selecionados para a segunda fase; 10 (dez) projetos selecionados para a terceira fase; e 5 (cinco) projetos para fazerem um pitch no evento de encerramento do programa.

Serão acrescentadas oportunidades de mentoria coletiva com profissionais de mercado de áreas relevantes à inovação, mercado, pesquisa e propriedade intelectual.

Esta proposta contempla ainda a premiação de até 5 (cinco) projetos selecionados para a última etapa de apresentação no evento de encerramento com vagas para programa de pré-aceleração do Sebrae/PR em 2021.
 

Na prática 

Etapa 1 – Chamamento: março/2021

Divulgação, inscrições e seleção de 40 projetos para participar da primeira etapa do programa.
 
Etapa 2 – Viabilidade: abril/2021

4 workshops de 2h cada, abordando os temas O cenário da inovação, tendências tecnológicas e o mundo das startups; Como transformar uma ideia em um negócio / identificação de oportunidades; Validação e desenho de solução; e Prototipagem e pitch;
1 rodada de pitch para banca qualificada, na qual serão selecionados até 20 projetos participar da próxima etapa do programa.
 
Etapa 3 – Mercado: maio/2021

1 workshop de 2h, abordando o tema Futuros possíveis, empreender ou licenciar / fazer a transferência da tecnologia;
2 sessões de 2h de consutoria nas linhas quero empreender ou quero licenciar ou transferir a tecnologia;
2 sessões de mentoria coletiva de 1h30 cada com profissionais de mercado de áreas relevantes à inovação, mercado, pesquisa e propriedade intelectual;
1 rodada de pitch para banca qualificada, na qual serão selecionados até 10 projetos participar da próxima etapa do programa.
 
Etapa 4 – Demo Day: junho/2021

1 workshop de 2h de aperfeiçoamento de pitch;
1 sessão de 1h de consultoria de pitch;
2 sessões de mentoria coletiva de 1h30 cada com profissionais de mercado de áreas relevantes à inovação, mercado, pesquisa e propriedade intelectual;
1 rodada de pitch para banca qualificada, na qual serão selecionados até 5 projetos participar da banca final do programa;
As até 5 startups selecionadas receberão 1 última sessão de consultoria individual de 1h de aperfeiçoamento de pitch e participarão de 1 rodada de pitch para banca qualificada no evento de encerramento do programa.

Etapa 5 – Premiação: 2º semestre/2021

As até 5 startups selecionadas serão premiadas com 1 vaga para o programa de pré-aceleração do Sebrae/PR em 2021.
 

 

Comparativo do PRIME com o Catalisa ICT: 

Em linhas gerais, o PRIME é uma iniciativa do estado do Paraná que atua nos estágios iniciais de sensibilização do pesquisador para a ideação de uma startup ou estruturação do projeto de pesquisa para licitação ou transferência da tecnologia, com foco na produtização do resultado de pesquisas com depósito de patente e patente concedida (neste piloto exclusivo para as universidades estaduais) e tem uma duração de 4 meses. Já o Catalisa ICT é uma iniciativa de âmbito nacional que atua em toda a jornada para o lançamento de novos produtos no mercado, exclusiva para mestres, mestrandos, doutores e doutorandos, com duração de 3 anos.