Apresentação

banner do programa


apresentação
Objetivos
inscriçõs
núcleos
mapa de atuação

O Programa “Paraná fala Inglês” faz parte da primeira etapa de um Programa maior, pertencente ao plano estratégico da SETI chamado “Paraná fala Línguas Estrangeiras".

O referido programa visa promover a internacionalização das instituições do ensino superior do Paraná de modo a colocar os cursos de graduação e pós-graduação de nosso estado em patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras.

Nesse sentido, são necessárias ações em diversas frentes, dentre as quais se destacam a de capacitar os estudantes e docentes a participarem de intercâmbios no exterior e realizarem cooperação internacional. Entretanto, essa participação está cada vez mais dependente do conhecimento de línguas estrangeiras, especialmente da língua inglesa.

Para tanto, o programa abre oportunidade a docentes, alunos da graduação e da pós-graduação e agentes universitários das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IES) paranaenses ao ofertar cursos preparatórios semestrais, em nível intermediário e pós-intermediário, para o exame do TOEFL iBT (Test of English as a Second Language / Internet-Based).

O teste TOEFL iBT avalia a capacidade do aluno de usar e compreender o inglês na esfera acadêmica ao combinar as habilidades de compreensão e expressão oral, leitura e escrita para realizar tarefas acadêmicas.

O desenvolvimento da primeira etapa, com duração de 22 meses, iniciou-se no segundo semestre de 2014 nas sete universidades estaduais do Paraná, sendo: UEL, UEM, UENP, UNIOESTE, UNICENTRO, UEPG e UNESPAR.

Recomendar esta página via e-mail: