O Prêmio

30


apresentação
Objetivos
Objetivos
Objetivos
Objetivos
Objetivos
inscriçõs
núcleos


O Prêmio

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia visa reconhecer e estimular a produção científica, tecnologia e de extensão paranaense, valorizando os profissionais e os jovens talentos que, por meio de suas atividades, contribuíram para o progresso do estado.

Podem concorrer ao Prêmio os pesquisadores/cientistas pertencentes a Institutos de Pesquisa, Departamentos de Instituições de Ensino Superior, Entidades de Classe, Empresas Públicas e Privadas, outras entidades congêneres, bem como por pesquisadores de renome. 

O lançamento do Prêmio ocorre anualmente, até o dia 31 de dezembro, sendo entregue, preferencialmente até o final do mês de novembro do subsequente ano.  

Duas áreas são premiadas a cada ano, em um sistema de rodízio. São avaliados projetos nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, e Ciências Humanas Sociais e Ciências Agrárias.

 

As categorias são: 

a)Categoria Profissional: 

Pesquisador: Profissional que esteja vinculado a uma instituição de ensino superior e/ou de Pesquisa do Estado do Paraná; desenvolva atividades de ensino e de pesquisa; tenha produção científica e/ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso das áreas das áreas de conhecimento.

Pesquisador-Extensionista: Profissional que esteja vinculado a uma instituição de ensino superior e/ou de Pesquisa e Extensão do Estado do Paraná; desenvolva atividades de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem uma relação de interação, intercâmbio e transformação mútuas e de complementaridade recíproca entre as diferentes áreas de conhecimento e os diferentes segmentos da sociedade.


b) Categoria Estudante de Curso de Graduação: Estudante regularmente matriculado em curso ofertado em Instituição de Ensino Superior do Estado do Paraná, credenciada junto ao Ministério da Educação; tenha produção científica e/ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso das áreas de conhecimento.

c) Categoria Inventor Independente: Pessoa física, radicada no Estado do Paraná, não ocupante de cargo ou emprego público, que seja inventor, obtentor ou autor de criação, independentemente de sua formação acadêmica. O invento, de reconhecido valor para o progresso das áreas Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, deve promover a inclusão social, a geração de trabalho e renda.

d) Categoria Jornalismo Científico: Pessoa física, radicada no Paraná há pelo menos um ano na condição de jornalista; que tenha se destacado pela realização de reportagem, na área de ciência, tecnologia e inovação, veiculada em meios de comunicação do Estado do Paraná; que destaque a importância do conhecimento científico, tecnológico como base para o desenvolvimento do Estado e para melhoria da qualidade de vida dos paranaenses a partir de ações e programas desenvolvidos por grupos de pesquisa, pesquisadores individuais, institutos, centros de pesquisa e/ou instituições de ensino superior sediadas no Estado do Paraná.


Além de um certificado, os vencedores recebem um valor em dinheiro, tendo como base o vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva das Instituições Estaduais de Ensino Superior. Os candidatos são julgados por uma comissão composta por profissionais vinculados a instituições de pesquisa e programas de pós-graduação de todo o país (com exceção do Paraná), escolhidos e convidados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia.

Recomendar esta página via e-mail: