Números Gerais

Projetos do programa Universidade Sem Fronteiras/USF 2017
Programas Definição Qtde Projetos Equipe envolvida (bolsistas) Região de atuação
Universidade Sem Fronteiras – USF O Programa Universidade Sem Fronteiras USF/SETI, teve início em 2007 e foi instituído em 2010 por meio da Lei 16.643 como política pública de Estado, com o objetivo de desenvolver projetos de extensão, prioritariamente, em municípios paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e bolsões de pobreza. Um dos desafios da extensão universitária é desenvolver as metodologias e procedimentos ligados à sua natureza, cuja particularidade difere da pesquisa e do ensino, contudo sem distanciar-se. As ações são realizadas por meio de equipes multidisciplinares compostas por professores, estudantes de graduação e profissionais recém-formados (até três anos) das IES e instituições parceiras envolvendo diferentes áreas do conhecimento. Os projetos executados pelas instituições tem por base as seguintes áreas definidas em editais: 85 416 Ações em 282 municípios
Núcleo de Estudos de Direitos e Defesa da Criança e do Adolescente (NEDDIJ) O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) foi criado no ano de 2006 pelo Governo Estadual, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as Instituições Estaduais de Ensino Superior com o objetivo de consolidar uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente que se encontrem em situação de risco, tendo seus direitos violados ou ameaçados de serem violados, assim como, àquele a quem se atribua a prática de atos infracionais. O NEDDIJ colabora na formação de um sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente paranaense ao mesmo tempo em que estimula o estudo e a pesquisa nesta área. 10 100 34 Municípios Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Paranavaí, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Marechal Candido Rondon e respectivas regiões adjacentes.
PATRONATO - Programa de Municipalização da Execução Penal em Meio Aberto O Programa Patronato - Programa de Municipalização da Execução Penal em Meio Aberto, foi criado no ano de 2013, por iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU, e desde 2015, é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública – SESP, e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, e conta com o apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos da Comunidade. O programa tem por objetivo a promoção de ações de inclusão social através do monitoramento, fiscalização e acompanhamento do cumprimento de penas e medidas alternativas, bem como, oportunizar aos assistidos acesso à rede de assistência oferecida pelas entidades governamentais e não governamentais, inserção e/ou reinserção nos processos de educação formal e de qualificação profissional. 15 261 53 Municípios Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Irati, Jacarezinho, Toledo, Paranaguá, Paranavaí, Pontal do Paraná, Campo Mourão, Pitanga, Guarapuava, Maringá, Ponta Grossa e respectivas regiões adjacentes.
Bom Negócio Paraná (PBNP) O Programa Bom Negócio Paraná, iniciado em 2013, oferece cursos de capacitação gerencial gratuito para Micro, Pequeno, Médios Empresários e Micro Empreendedores Individuais (MEI), com carga horária total de 66 horas. Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e à distância (EAD), pelas Universidades Estaduais do Paraná. O programa tem o objetivo de contribuir para o, Paranaguá, crescimento e desenvolvimento socioeconômico do estado do Paraná, potencializando os empreendimentos e a geração de emprego e renda. 14 102 332 Municípios Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Francisco Beltrão, Apucarana, Paranaguá Campo Mourão, Irati, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Marechal Candido Rondon, Paranavaí, Jacarezinho, Londrina e respectivas regiões adjacentes.
Total 174 879 332


Números gerais 2016
         Atualizado em: 18/04/2017       
Recomendar esta página via e-mail: