Universidade Sem Fronteiras


O Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, é hoje, em investimento financeiro e capital humano a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Estado do Paraná, trabalham em centenas de projetos, presentes hoje, em mais de 200 municípios.

O critério fundamental que orienta a proposição e seleção dos projetos, é o seu desenvolvimento nos municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entendendo que as políticas públicas quando realizadas de forma integrada aumentam seu impacto e alcance, as propostas e ações dos projetos em andamento foram divididas em subprogramas com pontos de conexão entre si. São eles: Incubadora dos Direitos Sociais, Apoio às Licenciaturas, Apoio à Agricultura Familiar, Apoio à Pecuária Leiteria, Apoio à Produção Agroecológica Familiar, Diálogos Culturais, Ações de Apoio à Saúde e Extensão Tenológica Empresarial. Assim, o trabalho e a renda, a educação e a efetividades dos direitos sociais são trabalhadas de forma integrada, provocando mudanças tanto no interior das Instituições participantes quanto nas respectivas localidades de trabalho dos projetos.

Mapa georreferenciado dos projetos do Universidade Sem Fronteiras


O programa Universidade Sem Fronteiras conta com projetos que atuam em 339 municípios do estado. O aplicativo de georreferenciamento, desenvolvido pela SETI em parceria com a Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR, possibilita a visualização dos municípios do Paraná e dos projetos do USF contidos nestes municípios. O mapa pode agregar ainda demais informações relevantes sobre o ensino superior, tais como cursos, número de alunos, bem como demais características populacionais do Estado.

Mapa georreferenciado




Recomendar esta página via e-mail: