Relações Internacionais


Mercosul


Rede Zicosur Universitário
(Zona de Integração do Centro Oeste da América Latina e do Sul) - abrange os países da Argentina e Paraguai e prevê o intercâmbio de professores e estudantes e pesquisas conjuntas nas Instituições de Ensino Superior do Norte Grande Argentino, Paraguai e Paraná.

Projeto “Quatro Motores do Mercosul” - a iniciativa cria uma rede formada pelo Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul/PR), os departamentos de Alto Paraná (Paraguai), de Rivera (Uruguai) e a província de Córdoba (Argentina) para atuar em áreas como meio ambiente, economia, cultura e ensino superior. A rede favorece as relações de troca de conhecimentos e de informações tecnológicas e um maior intercâmbio entre as universidades.

França
Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais - foi implantada na UEPG em 2007 através de parceria firmada entre o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com a região francesa de Rhônes Alpes. A escolha da UEPG para a implantação da Escola se deu pelo fato da instituição estar inserida na região dos Campos Gerais, reconhecida como uma das mais importantes bacias leiteiras do Paraná, tanto em produção como em qualidade de leite e também no desenvolvimento genético de matrizes leiteiras. Entre os queijos fabricados na escola estão os produtos típicos de Rhônes-Alpes, como Reblochon, Emental e Gruyère francês, além de queijos de destaque em produção e consumo na Europa e que têm boa aceitação pelo consumidor brasileiro, como os tipos Camembert, Brie, Parmesão, Feta, Boursin, Gorgonzola e Gouda.

Protocolo de Acordo no Domínio Científico e Universitário entre o Paraná e a região de Rhône Alpes - estabelece cooperações nos domínios do ensino superior, da pesquisa e da tecnologia, a fim de reforçar o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões.

Alemanha
Protocolo de Cooperação entre o Estado do Paraná – Brasil representado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Estado de Baden Württemberg – Alemanha representado pelo Ministério da Economia, com o objetivo aprofundar a colaboração iniciada com universidades alemãs nas áreas do ensino superior, da investigação científica e da tecnologia.
Recomendar esta página via e-mail: