PDE

Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE

Professores da rede estadual de ensino são capacitados pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), do Governo do Paraná. O programa, que está em seu terceiro ano, envolve 4.800 professores da rede estadual de ensino e 1.000 professores das instituições públicas de ensino superior, sendo 80% das instituições estaduais e 20% da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O PDE, programa de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (SEED), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) – das universidades e faculdades estaduais, a UFPR e a UTFPR.

O PDE promove a formação continuada do professor da rede pública estadual de ensino, para aprimorar a qualidade da educação básica, de acordo com as necessidades educacionais e socioculturais da comunidade escolar. As universidades e faculdades estaduais envolvidas no programa são a UEL (Londrina), UEM (Maringá), Unioeste (Oeste do Paraná), UEPG (Ponta Grossa), Unicentro (Centro-Oeste), UENP (Norte), Embap (Curitiba), FAP (Curitiba), Fecilcam (Campo Mourão), Fafipa (Paranavaí), Fafipar (Paranaguá) e Fafiuv (União da Vitória).

O programa oferece, anualmente, 2.400 vagas para o curso de capacitação que tem a duração de dois anos, com 1.060 horas/aula, e é realizado com estudos voltados para realidade do ensino básico estadual. Além disso, são feitos trabalhos com grupos de professores das escolas da rede estadual e promovida a certificação do curso junto às universidades estaduais.
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail: