Notícias

10/10/2013

Direito da UENP é o melhor do Paraná e segundo de todo Brasil

O curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, foi, mais uma vez, considerado o segundo melhor de todo o Brasil, atrás apenas da Universidade Federal de Ouro Preto, de Minas. O curso paranaense, portanto o melhor do Estado, alcançou nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o que aconteceu também nas duas vezes anteriores em que foi avaliado (2006 e 2009).

O Enade pesquisou 951 cursos de Direito do país; apenas 43 tiveram a nota máxima (4,5%). Destes, seis são de universidades estaduais do Paraná – Londrina (UEL), Maringá (UEM), Foz do Iguaçu (Unioeste), Marechal Cândido Rondon (Unioeste) e Ponta Grossa (UEPG), além da UENP. A diferença a favor da colocação da UENP em segundo lugar se deve à avaliação do chamado Enade Contínuo. Já um terço dos cursos brasileiros de Direito tiveram desempenho insatisfatório (abaixo de 3).

A nota máxima comprova a excelência da qualidade do ensino e destaca o curso da UENP como referência nacional. No provão do MEC, por exemplo, que antecedeu o Enade, o curso já havia obtido oito conceitos "A" consecutivos. Possui também três selos de excelência de qualidade da OAB Federal e índice sempre superior a 50% de aprovação na Ordem.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UENP, professor Allaymer Ronaldo Régis dos Bernardos Bonesso, lembra que a conquista é resultado de um trabalho feito com compromisso por todos há vários anos. "Isso é sempre grande motivo de orgulho para todos nós".

O coordenador do curso, professor Sérgio Vaz, destaca que o sucesso "se deve ao comprometimento dos alunos, dos professores e de todos que lutam pelo desenvolvimento da universidade". O professor ressalta ainda que o nível de excelência tem sido alcançado também pela seleção dos alunos no vestibular da universidade. "Nossos estudantes apresentam um nível muito bom de aproveitamento e a frequência às aulas, que é maciça, ajuda com que esse desenvolvimento seja eficiente e eficaz".

CONCEITO MÁXIMO – entre os cursos avaliados neste ano pelo Enade (a prova foi feita no ano passado) – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo – as universidades estaduais do Paraná obtiveram 27 conceitos 5. Um exemplo é o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que sempre recebeu Conceito 5 e nota A no provão do MEC. Apenas 15 cursos brasileiros receberam a nota máxima.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) obteve três desses conceitos 5; todos os outros oito cursos avaliados neste ano receberam nota quatro. Além de dois cursos de Direito, Secretariado Executivo do campus de Toledo teve Conceito 5.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.