Notícias

19/04/2017

Reitor entrega dupla diplomação UEPG/Universidade de Coimbra

A reunião do Conselho de Administração da UEPG realizou, na segunda-feira (17 de abril), a entrega de diplomas para formandos no âmbito do acordo de cooperação internacional firmado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade de Coimbra – UC (Portugal). Na oportunidade, receberam os diplomas pela UEPG, Amanda Kocinski e Jean Guilherme Vantroba. O acordo também concedeu a dupla diplomação para Ricardo Barth que não pode comparecer na cerimônia. A reunião foi conduzida pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, e contou com a presença dos professores Miguel Archanjo de Freitas Júnior, pró-reitor de Graduação; Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, diretor do Setor de Ciências Exatas e Naturais; e Marli Terezinha Van Kan, chefe do Departamento de Matemática.

Os formandos receberam a dupla diplomação na Licenciatura em Matemática. Carlos Luciano Sant’Ana Vargas fez a entrega da dupla diplomação prevista no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Ao cumprimentar os diplomados, o Reitor da UEPG confirmou o sucesso da ação, dizendo que “neste momento expressamos a certeza de que a experiência e os conhecimentos obtidos com o intercâmbio garantiram um importante diferencial na trajetória de nossos estudantes”.

Formação de Professores

A oportunidade da dupla diplomação surgiu, quando da assinatura de um Acordo Geral de Cooperação com a Universidade de Coimbra, em 09 de julho de 2010. O acordo teve assinatura dos professores João Carlos Gomes, então Reitor da UEPG, hoje Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e de Fernando Jorge Rama Seabra Santos, reitor da UC. O acordo possibilitou o desenvolvimento de programas conjuntos entre as instituições visando, prioritariamente, a realização de intercâmbio para estudantes, membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior, bem como atividades de intercâmbio cultural.

O acordo geral de cooperação também permite a participação das conveniadas em seminários e encontros entre acadêmicos, elaboração de atividades conjuntas de pesquisa, e a participação em cursos internacionais e outras atividades consideradas de interesse mútuo da UEPG e da UC. Trata-se de intercâmbio efetuado na base da reciprocidade. As ações propostas para desenvolvimento no âmbito do acordo são coordenadas pelas universidades conveniadas através das respectivas unidades de relações internacionais. O objetivo do termo é estabelecer entre a UC e a UEPG os princípios básicos do desenvolvimento de programas comuns de formação de professores brasileiros.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.