Notícias

18/05/2017

I Encontro Estadual de Cinema e Educação

Professores e pesquisadores do audiovisual e educação do Paraná reúnem-se nos dias 23 a 25 de maio para o I Encontro Estadual de Cinema e Educação, no auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná.

O evento tem como objetivo debater sobre processos e metodologias no uso do audiovisual com e para a educação e divulgar dos trabalhos que vem sendo realizados na Universidade Estadual do Paraná/ Campus Curitiba II/FAP e ações específicas de comunicação e educação da TV Paulo Freire(SEED) e TV Imago (UNIOESTE). É uma proposta do Grupo de Pesquisa GPCINE, através da Linha de Pesquisa Cinema e Educação e do Laboratório de Cinema e Educação – Educine realizado em parceria com a IMAGOTV  da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, TV Paulo FreirE – Secretaria de Estado da Educação e Biblioteca Pública do Paraná. O evento é realizado com o financiamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

Palestras e exibição de filmes integram a programação, cuja abertura, no dia 23 de maio as 19 horas, trará a experiência do Uruguai no uso do audiovisual na educação com a palestra da Professora Cecilia Etcheverry – membro da coordenação do Programa de Alfabetização Audiovisual do Conselho de Formação em Educação da ANEP (Administração Nacional de Educação Pública) do Uruguai, sobre o CINEDUCA.

O Cineduca é um programa de formação audiovisual do Conselho de Formação em Educação do Uruguai voltado a professores e estudantes de todos os centros de formação docente do Uruguai, em atividade desde 2009.É composto por uma coordenação central e 33 coordenadores audiovisuais nos centros de formação docente do território uruguaio e tem como objetivo a formação na linguagem audiovisual, não somente como ferramenta didática, mas visando o desenvolvimento da cultura audiovisual de docentes e estudantes da educação básica. Desenvolve oficinas de roteiro, iluminação, fotografia, produção e edição e realiza produção de filmes que podem ser acessados através de seu canal no you tube.( https://www.youtube.com/user/cineduca). Também elabora e produz materiais audiovisuais de apoio ao ensino e à atividades de extensão e pesquisa dos institutos e centros de formação em educação em todo o país. As 18 horas do dia 23 de maio será apresentada uma mostra dos filmes produzidos pelo Cineduca, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná.

No segundo dia do evento a mesa redonda Educação - Produção e Difusão de conteúdo audiovisual, reunirá o diretor de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação  professor Ezequiel Menta, a professora Aldemara Pereira de Melo - TV Paulo Freire/ SEED e o professor Dr. Acir Dias – Coordenador da IMAGO TV - UNIOESTE.

A TV Paulo Freire produz programas audiovisuais educativos para transmissão web a partir da produção de conteúdos pedagógicos direcionados à comunidade escolar e à formação continuada dos profissionais da Rede Pública do Estado do Paraná. A Imago TV é uma Web TV  da Universidade do Oeste do Paraná, UNIOESTE  promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Letras, Educação e FINEP.  O projeto desta TV facilita o acesso aos conteúdos multidisciplinares e valoriza temas como educação, ética e cidadania. A programação atende a uma agenda diversificada com diferentes formatos de programas.

A palestra de encerramento traz a professora da Universidade de São Paulo, Marília Franco que discutirá se o Cinema Educa ? Desde quando ?
Graduada em cinema, como mestrado e o doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo, a professora Marília Franco tem uma longa carreira acadêmica, lecionou por quarenta anos na Escola de Cinema da ECA-USP, onde ocupou cargos de direção e criou e dirigiu a TV USP – CNU-SP. Em 2002 coordenou o Projeto EDUCOM.TV. Ao longo da vida, acumulou vivências relacionadas à cultura latino-americana, como quando dirigiu o corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, em Cuba, de 1989 a 1991, e, mais recentemente, ao dar oficinas no Festival Internacional de Cine Documental de Uruguai, o Atlantidoc. Na sua trajetória internacional foi professora visitante na Espanha, Portugal, Venezuela e Uruguai. Atua também na área de preservação audiovisual através do CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, tendo sido presidente da 1a. diretoria da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (2011/12).Foi Diretora do CBEAL - Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Estudos da América Latina. em São Paulo.
Conheça a programação completa do evento em https://www.facebook.com/events/310532472700949/

SERVIÇO:
23 a 25 de maio de 2017
Horário – 18 horas as 22 horas.
Local: Auditório Paul Garfunkel – Biblioteca Pública do Paraná ( Rua Cândido Lopes,133 – Curitiba)
Mais informações – labcineducacao@gmail.com/ Solange Stecz – 991150479.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.