Notícias

21/09/2017

Protocolo visa a inserção do sistema paranaense de inovação no circuito mundial

eventoA 9ª INNOVACITIES – Ed. International Business, que teve início nesta quarta-feira (20), está sendo realizada durante a 5ª FEMAI (Feira de Máquinas, Automação e Indústria), em Toledo, com o objetivo de iniciar a internacionalização da Feira. Na cerimônia de abertura, um protocolo de intenções foi assinado pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, pela diretora de Educação e Eventos da Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), Mariangela Lückmann, e pelo representante da International Federation of Inventors Associations (IFIA), Marcelo Vivacqua.

De acordo com o membro da comissão organizadora da INNOVACITIES International Businnes, professor Reginaldo Ferreira Santos, da UNIOESTE, a parceria de eventos FEMAI-INNOVACITIES, permitiu a abertura para internacionalização de projetos inovadores com viabilidade de mercado, desenvolvidos no Paraná, a partir da ABIPIR/IFIA. “Para que esse objetivo fosse consolidado firmamos um protocolo de intenções para cooperação institucional mútua. A partir de agora, teremos possibilidade de incrementar a interação entre universidades, empresas e indústrias do Paraná e junto a outros países associados a IFIA, com foco em inovação e desenvolvimento territorial, favorecendo o alcance de nossos produtos no mercado externo”, explica Reginaldo.

Para o secretário João Carlos, a assinatura aproxima ainda mais o setor acadêmico, as universidades, o sistema federal e o sistema privado dos nossos núcleos de tecnologia de cada uma das instituições. “A realização dessas feiras, e da assinatura do protocolo, permite que os jovens, que estão hoje nos bancos das universidades e que possuem um papel importante na inovação, sejam os nossos futuros empreendedores e inovadores globais. Então um evento como este, envolvendo a SETI, ABIPIR e a IFIA, permite uma integração e discussão sobre o assunto. Não vejo outra forma para que isso aconteça sem o envolvimentos e parcerias de instituições, integrando todos os sistemas produtivos do nosso estado juntamente com sistemas produtivos internacionais de outros países”, declara o secretário.

Durante a abertura, a diretora da ABIPIR Mariangela Lückmann disse que para ela a junção das feiras, já promoveu a parceria das universidades, instituições de ensino e os sistemas produtivos regionais do Paraná, tornando a FEMAI-INNOVACITIES um sucesso. Também agradeceu pela oportunidade de realizar esse grande evento junto com ACIT, UNIOESTE, SEBRAE, e demais parceiros, com suporte internacional da IFIA.

“Toda a equipe realizou um grande sonho pessoal no ponto de vista de valores e de disseminação de melhores práticas, buscando a transformação social a partir da educação, da pesquisa e extensão, mas principalmente da inovação. Também agradeço aos parceiros da UNIOESTE que nos convidaram para organizar o encontro inovador. O professor Reginaldo Santos, juntamente com a equipe do NIT e outros colegas, abraçou a causa e fez acontecer. Enfim, meu muito obrigada para todos os que estão presentes e que, de uma forma ou outra, realizaram a INNOVACITIES no Oeste do Paraná que, sem sombra de dúvidas, é um incentivo para jovens empreendedores, inovadores e inventores de projetos que contribuem para os diversos setores não só da região Oeste do Paraná, mas também para outros países”, enalteceu Mariangela.

Já para o diretor da Abipir, Marcelo Vivacqua, é uma grande honra representar a IFIA, uma entidade que tem mais de 40 anos de existência e, atualmente, está em mais de 80 países trabalhando com ciência aplicada, tecnologia, inovação e empreendedorismo, sem nem um tipo de preconceito em relação a idade, sexo e gênero. “Agradeço a todos pelo apoio, estou honrado por assinar o protocolo de intenções que gera parcerias com o Governo do Estado e com a federação internacional. A partir de agora, nosso objetivo é levar todo o potencial do Oeste do Paraná, que é fantástico, a nível internacional, além de trazer investimento para o Estado Paranaense e movimentar as inovações para outros países”, concluiu Vivacqua.

A FEMAI e a INNOVACITIES seguem até hoje (22) no Centro de Eventos Ismael Sperafico de Toledo. O evento está sendo promovido pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em parceria com a ABIPIR (Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores), ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo), e mais 52 instituições e organizações de ensino superior, pesquisa, inovação, empreendedorismo e fomento da região Oeste do Paraná.

Sobre a INNOVACITIES

eventoA INNOVACITIES é uma Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações que apresenta o sistema mais diversificado de inovação do Brasil. Nos três dias em Toledo, contempla mostras tecnológicas e sociais, ações de empreendedorismo como rodadas e encontros de negócios para inventores, estudantes, startups, empresas, palestras e workshops, e maratonas de inovação. Durante sua promoção, estudantes, empreendedores e inovadores, apresentam ideias e talentos em ambientes criativos voltados à qualidade do bem-estar das cidades.

A INNOVACITIES integra, desde 2013, o circuito internacional de eventos da IFIA – International Federation of Inventors' Associations. A IFIA é uma entidade voltada à criatividade, pesquisa e inovações no mundo. Sua participação integrada no Brasil, de modo diferenciado, pode trazer inúmeros benefícios para o país, tais como visibilidade mundial, atração de investimentos, possibilidade de estabelecimento de parcerias nas áreas de inovação tecnológica, educacional e científica. Deste modo contribui para a geração de renda, melhoria no bem viver ou na vida com mais qualidade da população.

Responsável pela criação e gestão da INNOVACITIES, em todas as modalidades e edições, a ABIPIR é uma instituição privada, sem fins lucrativos, com sede no Estado do Espírito Santo e Office Latinoamericano na cidade de Foz do Iguaçu. Até o momento, foram realizadas oito edições, sendo sete em solo brasileiro e uma em solo africano. Desde 2015, a Associação é membro do Comité Executivo (ExCo) da IFIA, representando-a na América Latina.

Sobre a 5ª FEMAI

Inovar Conceitos e Expandir Negócios, esse é o tema da Feira de Máquinas, Automação e Indústria que busca promover o compartilhamento da inventividade e conhecimentos dos atores afins, com a finalidade de aproximar a Academia e os negócios inovadores. Sinônimo de sucesso, reúne empresas do setor de máquinas, automação e indústria numa oportunidade ímpar no mercado, sendo uma das únicas feiras do setor que acontece na região oeste do Paraná.

A FEMAI é o momento em que as indústrias apresentam o que tem de melhor, divulgando suas marcas, produtos, novidades e as tecnologias disponíveis no mercado. Impulsionando a geração de bons negócios e ideias inovadoras. Sua primeira realização foi em 2010 em Toledo. Desde então, aprimora-se e cresce continuamente, com o intuito de tornar-se referência nacional para a evolução industrial.

evento

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.