Notícias

06/12/2017

Reitores debatem novas ações durante reunião do CRUEP

textoO Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruep) realizou na manhã desta terça-feira (5) uma reunião para debater vários assuntos que envolvem ações desempenhadas pelas universidades e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Na pauta estavam a definição de ações para a execução do projeto Implementação da Universidade Virtual para a oferta do curso de especialização em Gestão Integrada da Mobilidade Urbana e ajustes na proposta do plano de aplicação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

O Governo do Estado irá investir R$ 1.925.036,00, por meio do Fundo Paraná, em um período de 24 meses para o desenvolvimento do curso de especialização que será ofertado pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O objetivo do curso é promover o compartilhamento interinstitucional e uso das tecnologias digitais para contribuir de forma efetiva com a melhoria dos indicadores acadêmicos. “ Com as ações do programa Universidade Virtual do Paraná estamos investindo na qualificação dos servidores públicos e também no processo de consolidação da excelência das universidades no ensino, na pesquisa, na extensão e na cooperação técnico-cientifica”, destacou o secretário João Carlos
.
A UVPR se constitui em uma rede descentralizada, que atua em cooperação direta com o Tecpar e com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Norte do Paraná (UENP), que possuem credenciamento para a oferta de cursos na modalidade de ensino a distância.

Programa ODS

Durante a reunião os reitores assinaram, juntamente com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, o Termo de Compromisso das universidades paranaenses com o programa Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS-Paraná), em prol da Agenda 2030.

O Programa ODS-Paraná representa uma iniciativa inédita de modelagem de meios de implementação dos objetivos de forma integrada nos níveis subnacional e local. O programa consiste em dois projetos paralelos que são direcionados para a qualificação de informações para o monitoramento, avaliação e controle das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e o outro projeto que prevê apoio às políticas municipais alinhadas aos ODS.

Participaram da reunião a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), Keli Cristina de Souza Gali Guimarães; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Carlos Luciano Vargas; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Jordão; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso; a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná ( UENP), Fatima Padoan; o vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Moacir Piffer; o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrosio de Souza; e o vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná ( Unespar), Sydney Kempa.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.