Notícias

13/03/2018

HU inaugura ala administrativa e central de materiais médicos

Em solenidade realizada neste sábado (10), os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, inauguraram a nova ala do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). O espaço de 640 metros quadrados, edificado a um custo de R$ 950 mil, vai abrigar o setor administrativo e a Central de Materiais Médicos do HU. Os recursos provêm da arrecadação própria do HU, por meio da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo como diretor, Everson Augusto Krum, a construção da nova ala do HU tem a marca da equipe administrativa do hospital, pois resulta do equilíbrio financeiro obtido através da gestão eficiente dos recursos orçamentários e de fonte própria. Ele revela que o hospital encerrou o exercício de 2017 com um superávit de R$ 1,7 milhão. “É resultado do trabalho de todos”, disse, observando que a nova ala trará mais conforto ao pessoal do setor administrativo, ao mesmo tempo em que abre espaço para, no antigo local, para os programas de residência.

O secretário Michele Caputo Neto destaca a boa gestão do HU, como fator fundamental para as inúmeras conquistas registradas no atual governo estadual. Lembrou das condições em que o hospital foi inaugurado, sem funcionários e equipamentos para atender a população. “A gestão eficiente traz resultados”, comenta, ao afirmar que hoje o HU-UEPG é o esteio da saúde nos Campos Gerais. Observa ainda que a partir da inauguração desse novo espaço, o HU já se prepara para receber também serviços na área de oncologia.

O secretário João Carlos Gomes recorda do processo que levou à construção do Hospital Regional no Campus Uvaranas, o que possibilitou a reabertura do curso de Medicina da UEPG, em sua segunda gestão como reitor da instituição. Depois, veio a passagem da gestão do hospital para a universidade e sua transformação em hospital de ensino. “Nessa trajetória temos que enaltecer o trabalho de gestão realizado, sempre com a aplicação correta de recursos, priorizando o atendimento ao público. Agora temos também essa preocupação de trazer melhores condições de trabalho ao um setor que é estratégico”, disse.

No piso superior, a nova ala do HU vai abrigar a estrutura administrativa do hospital (gestão de pessoas, financeiro, compras, faturamento e salas de reuniões e de pregão). No piso inferior, será instalada a Central de Materiais Médicos (armazenagem, recepção e inspeção, montagem e distribuição, depósito de germicidas e sala administrativa). As salas que hoje abrigam a administração serão adaptadas para salas de aula dos programas de residências e da graduação. Atualmente, o HU conta com 15 programas de residências médicas (8), multiprofissionais (5) e uniprofissionais (2), totalizando 150 residentes.
pp
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.