Notícias

14/05/2018

UEPG encerra inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 nesta terça-feira

Nesta terça-feira (15), encerram-se as inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. A taxa de inscrição no valor de R$ 145,00, poderá ser recolhida até quarta-feira (16), nas agências bancárias ou locais integrados ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de julho, em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória. A instituição ofeta 726 vagas, nos campi de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), a partir deste ano, os concursos vestibulares da UEPG terão novidades. O coordenador do órgão, Edson Luís Marchinski, comenta que as mudanças já são de conhecimento dos mais de três mil estabelecimentos de ensino cadastrados no sistema da CPS, em comunicado enviado por e-mail no final de 2017. “Agora é importante que os candidatos também tomem ciência desses avanços nos processos de seleção realizados pela UEPG”.

Entre as mudanças, Edson Marchinski cita a nova relação de obras literárias para as questões de Literatura Brasileira e da prova de Língua Portuguesa: As Meninas (Lygia Fagundes Telles), Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), Bagagem (Adélia Prado), Dom Casmurro (Machado de Assis) e O Mestre e o Herói (Domingos Pellegrini). Também foram alterados o número de questões (de 56 para 60), da pontuação (3.360 para 3.600) e do tempo (3h30 para 4h) da prova de Conhecimentos Gerais, com a inclusão das disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia; e a pontuação da Redação, de 670 para 700 pontos.

CALENDÁRIO

De acordo com o calendário do Vestibular de Inverno 2018, após a inscrição, os candidatos terão o período de 17 a 21 de maio para a retificação dos dados cadastrais da inscrição, devendo para tal recolher, até 22 de maio, uma taxa no valor de R$ 29,00. A partir de 8 de junho, a CPS já divulgará os locais de provas e ensalamento dos candidatos. Nos dias 8 a 9 de julho, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais e Redação e Vocacionada, com divulgação dos cadernos de questões nos mesmos dias, às 20h. Os gabaritos serão publicados em 10 de julho, às 17h. Até 31 de agosto, a CPS divulga a relação de aprovados em primeira chamada.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema da CPS (www.cps.uepg.br/vestibular), realizar o download, impressão e a leitura do Manual do Candidato. Em seguida, deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Para a montagem do cadastro, é indispensável o correto atendimento às orientações contidas no sistema. Ao término do processo, o sistema apresenta um ‘check list’ das informações prestadas para confirmação. Após, eventuais alterações só deverão ser procedidas no período estipulado para a retificação das informações.

A UEPG não utiliza ficha de inscrição para o acesso aos locais de prova. Para tal, o candidato deverá apresentar apenas um documento original e oficial de identificação. Os candidatos serão identificados pelos fiscais de sala, mediante a coleta de impressões digitais (identificação datiloscópica).

Por meio do aplicativo "Vestibular UEPG" o candidato poderá acompanhar a situação de sua inscrição, informação sobre o pagamento da taxa de inscrição, locais de realização de provas (ensalamento), número de candidatos por vaga (concorrência), resultado das provas e desempenho individual. O candidato também receberá notificações instantâneas com informações e dicas importantes sobre o Vestibular. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play Store, para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android.

COTAS E NOME SOCIAL

A UEPG possibilita aos candidatos a opção pelo sistema de cotas, para o qual a instituição reserva 50% das vagas, sendo 40% para a cota de estudantes da rede pública e ensino e 10% para negros também oriundos do sistema público de ensino. Nos dois casos, no ato da matrícula, o candidato aprovado deverá comprovar por meio do histórico escolar que estudou todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio na rede pública. Candidatos que não se enquadram nessa condição devem se inscrever na cota universal.

Os concursos promovidos pela UEPG também permitem aos candidatos a utilização do nome social. De acordo com o Regimento Geral da instituição, "por ocasião da inscrição no processo seletivo, o candidato travesti ou transexual, se maior de 18 anos, poderá requerer por escrito o uso do nome social para que seja utilizado durante os procedimentos de seleção. O requerimento deve ser protocolizado no Protocolo Geral da UEPG, no Centro de Convivência, no Campus da UEPG em Uvaranas. Ao requerimento, o interessado deverá anexar uma fotocópia de um documento oficial de identificação com foto.

Para informações sobre número de vagas e outros detalhes, os interessados devem acessar o endereço www.cps.uepg.br/vestibular.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.