Notícias

07/11/2018

Comitiva alemã conhece protótipo da Casa Sustentável do Tecpar

Nesta terça-feira (6), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresentou o protótipo da Casa Sustentável ao grupo alemão liderado por Franz Pöter, diretor da Solar Cluster Baden-Württemberg e um dos palestrantes da 5ª Smart Energy Ciei&Expo, 9ª GreenBuilding Brasil e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae. A casa será usada como referência para construções de moradias sociais no Paraná.

A Casa Sustentável é uma das ações do projeto Smart Energy Paraná, que fomenta o uso de energias renováveis no estado. Com 44m², ela é uma opção sustentável de baixo custo, dentro das condições do programa Minha Casa, Minha Vida.

A residência possui sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Os diferenciais do projeto incluem a geração própria de energia elétrica ao aproveitamento da água da chuva.

O Tecpar, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) vão instalar outras duas casas para gerar dados para os estudos do Tecpar, uma em Jacarezinho e outra na Região Metropolitana de Curitiba. A intenção é avaliar os dados dos três protótipos para chegar a um modelo que possa ser replicado em todas as regiões do Paraná.

A Casa Sustentável cumpre sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para serem cumpridos até 2030. O principal deles é o número 11, que prevê tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis.

Evento

O tema que norteia os debates da 5ª Smart Energy Ciei&Expo, 9ª GreenBuilding Brasil e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae é “Construindo o Brasil que queremos”. Ao longo dos três dias de evento, especialistas, autoridades e lideranças dos setores de energias renováveis e construções sustentáveis falam sobre os desafios, conquistas e resultados alcançados pelo movimento no Brasil.

O evento conta com a presença de palestrantes de renome mundial para apresentar cases de sucesso, novas tecnologias para o mercado de green buildings, além de debater com os participantes o desenvolvimento da geração distribuída, projetos de eficiência energética e construção sustentável.

A Conferência Internacional de Energias Inteligentes (Smart Energy Ciei&Expo) é promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É organizado pela Paraná Metrologia e conta com o apoio do Institutos Lactec e da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Mais informações podem ser obtidas pelo site evento.smartenergy.org.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.