Notícias

14/03/2019

Seti recebe representantes dos sindicatos dos docentes das universidades estaduais

imgO professor Aldo Nelson Bona, futuro superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebeu na tarde de quarta-feira (13), representantes dos sindicatos de docentes das sete universidades estaduais.

Durante a reunião os representantes sindicais questionaram sobre os seguintes temas principais: a data-base para servidores públicos do Executivo Estadual, o processo de nomeação dos docentes aprovados em concursos públicos e a política de reposição de pessoal, por meio de concurso público, para as universidades estaduais, considerando o grande volume de aposentadorias. Aldo Bona destacou que o Governador é sensível à necessidade de restabelecer a data-base e que está analisando a situação de forma criteriosa e responsável, o que depende, essencialmente, das situação das finanças do Estado.

Com relação aos processos de nomeação de docentes Aldo Bona ressaltou que a SETI está concluindo um levantamento de informações junto as universidades estaduais, para subsidiar a instrução dos processos de nomeação. Caso o estudo aponte que não haverá impacto orçamentário pela compensação do ingresso de docente efetivo com a com a consequente redução de horas de contratos temporários, o Governo realizará as nomeações dos docentes já convocados para assumirem suas vagas.

Sobre a reposição de vagas decorrentes de aposentadorias, o professor Aldo esclareceu que esse assunto será tratado somente após a aprovação de parâmetros e critérios para atribuição de atividades docentes que uniformizem as práticas entre as Universidades. Disse que esses parâmetros serão amplamente discutidos e que objetiva concluir esse debate com as comunidades acadêmicas até o final do mês de junho.

Ao final da reunião Bona reafirmou que ao assumir a Superintendência quer manter o diálogo franco e aberto com diversos interlocutores para fortalecer a ciência, tecnologia e o ensino superior no estado do Paraná.

Participaram da reunião o representante do Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), Geverson Grzeszczeszyn; da Unioeste (Adunioeste), Silvana Moraes; da UEM (Sesduem), Silvia Moraes; da UEL (Sindiprol/Aduel), Nilson Magagnin Filho e Ronaldo Gaspar e da UEPG (Sinduepg), Hebe Gonçalves, Arcelio Benetoli, Peterson Marino, Marcelo Ferracioli e Carina Darcoleto.

img

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.