Notícias

15/05/2019

CEDC prorroga prazo para indicação de representantes das universidades

O Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres do Paraná (CEDC) prorrogou o prazo para as instituições de ensino superior do Estado do Paraná, públicas e privadas, indicarem membros que atuarão no conselho para o cadastro das instituições na listagem e distribuição de cadáveres. As instituições interessadas devem possuir, obrigatoriamente, as disciplinas de Anatomia ou Pesquisa Científica em Cadáveres.

A indicação dos representantes das instituições e a comprovação de oferta das disciplinas devem ser enviadas para a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior até o dia 24 de maio, para serem submetidas a avaliação do Governo do Estado.

O Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres que, em 2019 completa 10 anos de existência, atua na distribuição de corpos com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas. Atualmente, são 32 universidades cadastradas e 7 conselheiros representantes das diversas regiões do Estado.

A doação de corpos para pesquisas contribui para a melhoria na formação técnica dos profissionais da saúde e possibilita a compreensão das variações anatômicas das estruturas e órgãos que formam o corpo humano. Outra ação do conselho é contribuir para técnicas cirúrgicas mais eficientes e menos invasivas e o desenvolvimento de novas pesquisas médico-científicas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.